TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brasil colonia

Por:   •  12/11/2015  •  Seminário  •  1.396 Palavras (6 Páginas)  •  541 Visualizações

Página 1 de 6

HISTÓRIA DO BRASIL COLÔNIA II

ATIVIDADES DE APRENDIZAGEM- AA

  1. No Brasil colônia, a pecuária teve um papel decisivo na
  1. (        ) ocupação das áreas litorâneas.
  2. (        ) expulsão do assalariado do campo.
  3. (        ) fixação do escravo na agricultura.
  4. ( X  ) expansão para o interior.
  5. (        ) Inconfidência Mineira

  1. “O senhor de engenho é título a que muitos aspiram, porque traz consigo o ser servido, obedecido e respeitado de muitos”. O comentário de Antonil, escrito no século XVIII, pode ser considerado característico da sociedade colonial brasileira, porque
  1. ( X  ) a condição de proprietário de terras e de homens garantia a preponderância dos senhores de engenho na sociedade colonial.
  2. (   ) a autoridade dos senhores restringia-se aos seus escravos, não se impondo às comunidades vizinhas e a outros proprietários menores.
  3. (        ) as dificuldades de adaptação às áreas coloniais levaram os europeus a organizar uma sociedade com mínima diferenciação e forte solidariedade entre seus segmentos.
  4. (        ) as atividades de senhores de engenho não se limitavam à agroindústria, pois controlavam o comércio de exportação, o tráfico negreiro e a economia de abastecimento.
  5. (   ) os africanos não participaram do processo de colonização.
  1. Sobre aInconfidência  Mineira  e  a  Conjuração  Baiana,  assinale  a alternativa CORRETA.
  1. (    ) O movimento Baiano fracassou, porque tinha o mesmo caráter elitista do Mineiro, desejando manter a escravidão.
  2. (    ) A Inconfidência Mineira, assim com a Conjuração Baiana, foi movimento realizado pelos ricos comerciantes das regiões, visando à liberdade da população em geral, assim como dos negros.
  3. (    ) Ambos os movimentos estão situados num contexto de crise do sistema colonial, sendo responsáveis diretos pela proclamação de um governo Republicano em Minas Gerais e Bahia, após a independência do Brasil.
  4. ( X  )  Os planos da Inconfidência Mineira foram realizados por uma elite letrada, sendo por isso um movimento elitista, sem a participação popular; ao contrário da Baiana, que defendia a igualdade social e teve um caráter mais popular.
  5. (       ) Ambas tiveram sucesso, levando à independência do Brasil.
  1. Na verdade, o que Portugal queria para sua colônia americana é que fosse uma simples produtora e fornecedora dos gêneros úteis ao comércio metropolitano, que se pudessem vender com grandes lucros nos mercados europeus. Esse será o objetivo da política portuguesa até o fim da Era Colonial. E tal objetivo ela o alcançaria plenamente, embora mantivesse o Brasil, para isso, sob um rigoroso regime de restrições econômicas e opressão administrativa; e abafasse a maior parte das possibilidades do país.

Prado Júnior, Caio. – História do Brasil.

Pela leitura do texto, podemos concluir que

  1. (     ) apesar de o Brasil ser uma colônia de exploração, os princípios mercantilistas não foram aplicados aqui com rigor, o que possibilitou o desenvolvimento de atividades que visavam ao crescimento da colônia.
  2. (     ) mesmo tendo a Metrópole se afastado dos princípios econômicos do sistema colonial, os seus objetivos foram plenamente alcançados.
  3. (    ) apesar de a colonização atender aos princípios mercantilistas, estes, em grande parte, não foram respeitados, uma vez que a economia colonial se voltou mais para o comércio interno.
  4. ( X  )  a montagem da empresa colonial obedecia aos princípios do mercantilismo e, nesse sentido, Lisboa preocupou-se em incentivar na colônia as atividades complementares à economia metropolitana.
  5. (    ) a autoridade dos senhores restringia-se aos seus escravos, não se impondo às comunidades vizinhas e a outros proprietários menores.

  1. A economia brasileira no período colonial esteve vinculada, ora ao setor açucareiro, ora ao campo da mineração. Com base nessas duas áreas econômicas, identifique a alternativa CORRETA.
  1. (        ) O açúcar foi utilizado no Brasil porque era um produto rentável, apesar de que a sua utilização foi difícil, devido não ter no Brasil solo próprio para o seu cultivo.
  2. ( X ) A sociedade açucareira tem como sua principal característica a questão da “imobilidade social”, devido à dificuldade de melhoria de condição social das camadas mais pobres da sociedade.
  3. (        ) A mineração tem um caráter mais urbano, e foi utilizada no Brasil devido à necessidade dos americanos (EUA) de retirar o maior volume possível de riquezas do Brasil.
  4. (        ) No processo mineratório, vários impostos foram criados por Portugal para controlar a exploração das riquezas preciosas, destacando- se impostos como o plantation e a mita.
  5. (        ) A economia do ouro não possibilitou lucros a nenhum dos grupos envolvidos em sua exploração.

  1. A abertura dos portos foi um passo decisivo para a nossa independência, porque
  1. (        ) encareceu as importações brasileiras, criando assim condições para o início da industrialização.
  2. (        ) essa medida causou sérios prejuízos à elite agrária brasileira, a qual passou então a apoiar o movimento de independência.
  3. (        ) os comerciantes e banqueiros portugueses, principais beneficiários dessa abertura, perceberam que seria muito mais lucrativo conceder a independência ao Brasil, mantendo eles o controle econômico da ex-colônia.
  4. ( X ) essa abertura eliminou o monopólio comercial, que era o principal elemento de dominação de Portugal sobre o Brasil.
  5. (        ) foi a principal causa da Inconfidência Mineira.
  1. No Brasil, a bandeira e o seu lema "Liberdade ainda que tardia" estão associados a um movimento político que questionava o pacto colonial. Eles simbolizavam a
  1. (        ) Revolta de Vila Rica de 1720.
  2. ( X  ) InconfidênciaMineira de 1789.
  3. (        ) ConjuraçãoBaiana de 1798.
  4. (        ) RevoluçãoPernambucana de 1817.
  5. (        ) Confederação do Equador de 1824.
  1. A Conjuração Baiana (1798) diferenciou-se da Conjuração Mineira (1789), entre outros aspectos, porque aquela
  1. (      ) envolveu a alta burguesia da sociedade do nordeste.
  2. (      ) pretendia a revogação da política fiscal do Marquês de Pombal.
  3. (      ) aglutinou a oficialidade brasileira insatisfeita com seu soldo.
  4. ( X  ) teve um caráter popular, com preocupações, sobretudo, sociais.
  5. (      ) ficou também conhecida como "revolta dos marinheiros".
  1. “Trata-se da principal revolta anti-colonial que ocorreu no nordeste brasileiro, sendo um evento de caráter popular”.
  1. (     ) RevoluçãoFarroupilha
  2. (     ) Abertura dos Portos
  3. (     ) Guerra de Canudos
  4. ( X  )  ConjuraçãoBaiana
  5. (      ) Conjuração Alagoana
  1. “Trata-se da economia que levou a região de Minas Gerais a se tornar uma das mais importantes de todo o sistema colonial na América.”
  1. ( X  )  Ouro
  2. (      ) Açúcar
  3. (      ) Pecuária
  4. (      ) Tabaco
  5. (      ) Soja

11)Cada acadêmico (a) deverá entrevistar um (a) professor (a) e uma pessoa analfabeta com mais  de 60 anos, e elaborar um relatório destacando o processo de aprendizagem das duas pessoas. Através da história e da memória dessas pessoas deve observar as duas formas de educação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (117.2 Kb)   docx (1.5 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com