TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brasão de armas e história da família Oliveira

Tese: Brasão de armas e história da família Oliveira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/7/2014  •  Tese  •  679 Palavras (3 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 3

Brasão e história da Família Oliveira

O sobrenome Oliveira e sua variação Oliva vêm das terras ibéricas e trazem consigo muitas especulações de qual seria sua real origem, uns afirmam que o sobrenome Oliveira vem de cultivadores de oliveiras, que desde a Era Clássica tinha grande influência, pois o azeite de oliva era importantíssimo para as civilizações clássicas, o azeite manteve seu valor durante a Idade Média, por isso a ideia de que cultivadores usassem o sobrenome Oliveira para indicar seu ofício.

Já outra versão diz que os primeiros a usar o nome Oliveira foram judeus convertidos, na tentativa de não criar problemas com a Igreja, na verdade sabe-se que durante a época da inquisição católica, muitos judeus, na península ibérica adotaram nomes de arvores para ser seu sobrenome.

Alguns acreditam até, que os membros da família Oliveira eram descendentes da tribo sacerdotal de Israel, os levitas, e que são descendentes do personagem bíblico Levi, um dos filhos de Jacó, já que em hebraico Levi se escreve Lvi, letras presentes na palavra OLIVEIRA, tornando assim uma forma de manter sua origem.

História:

O sobrenome Oliveira é por parte da minha mãe Luiza Isabel Oliveira Alves. Não possuo muitas informações da colonização da família mais próxima, que são meus bisavós e avós. Meus bisavós maternos se chamavam Antônio Lopes de Oliveira e Luiza Isabel dos Santos Oliveira. Alguns dizem que a família possui descendência turca, mas nada que se confirme. Meus avós se chamavam Arlindo Glicério Aves e Áurea Lopes de Oliveira.

Tanto meus avós, quanto meus bisavós nasceram em Sabará – MG, mas minha avó foi criada em Sete Lagoas – MG. Minha mãe e meus tios nasceram e foram criados em Belo Horizonte – MG. Não tive a oportunidade de conhecer meus avós, pois faleceram antes do meu nascimento. Meu avô faleceu com 36 anos com doença de Chagas e minha avó faleceu aos 66 anos com falência múltipla dos órgãos.

Áurea Lopes de Oliveira

Brasão e história da Família Azevedo

O sobrenome Azevedo vem de uma palavra latina usada para denominar arbustos espinhosos, provavelmente dai surgiu a expiração para denominar uma região em Portugal com este nome, criando um sobrenome de origem toponímica usado para indicar a origem das pessoas que viam da região de Azevedo.

Uma das origens para o segundo nome, dizem alguns autores, está ligada à obrigação dos judeus de se tornarem católicos e terem que adotar nomes cristãos em alguns países católicos da Europa (conhecidos como cristãos-novos em Portugal). São os sobrenomes que se originaram de nomes de plantas (árvores, flores, etc.). Com base nessas informações, concluímos que o sobrenome Azevedo tem sua origem nos judeus de Portugal, visto que vários sobrenomes de plantas têm sua origem naquele país (Pinheiro, Carvalho, Pereira, Laranjeira, etc.)

Um lugar, p. ex., em que abundavam azevinhos recebia o nome de Azevedo. O solar, a herdade ou a vila com essas plantas podia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com