TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Breve biografia de Marx

Por:   •  21/10/2015  •  Resenha  •  679 Palavras (3 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 3

Pedro Henrique Costa       RA 175751

Fundamentos da Teoria Econômica – Prof. Dari

        Resumo “Karl Marx ou O Espírito do Mundo” de Jacques Attali

        Não há precedentes, fora das religiões, de indivíduos que tenham sido tão amplamente revisitados e analisados como foi – e ainda é – Karl Marx. Seu peso nas Ciências Sociais, na concepção econômica e de mundo ocidentais são definitivos. Sua vasta obra contém uma Bíblia e um Manifesto, entre outros escritos, que suscitam um sem fim de debates políticos.
        Na família de Karl, de origem judia, vemos inúmeros homens importantes, rabinos e, no caso de seu pai, advogados. Habitantes da cidade de Trier, na Renânia, estes judeus sofrem alguma pressão social por sua religião distinta – o catolicismo era quase unânime. Em 1808, com as alterações políticas pós-revolução, é promulgado um estatuto dos judeus, que delimita a influência religiosa e permite o exercício de qualquer profissão. Esta era uma condição importante para o pai de Marx, Herschel Marx Levy, amante de sua profissão. No entanto, em 1815, Trier é anexada à Prússia – em tom de comemoração por boa parte dos habitantes. Assim, enquanto se beneficiam os luteranos, os judeus sofrem com novas restrições: são proibidas as profissões liberais. O tio de Marx era rabino da cidade, o que faz Herschel hesitar mas, sem poder abdicar de sua profissão, este abdica do judaísmo. Sofre um pouco pelo julgamento da família, mas não voltará atrás com sua decisão.
        Em 1818, nasce em Trier, sem os rituais de uma ou outra das religiões presentes, o pequeno Karl Marx. Na época seu pai é um advogado próspero na região, detentor de uma cultura ímpar, seria guia e eterna influência para seu filho nos estudos. Crescendo entre grandes acontecimentos, entre dois países, duas religiões e várias línguas, o jovem Karl discute com o pai as grandes questões de sua época, a política e a literatura sobretudo – seu futuro sogro lhe apresenta Shakespeare -, obtendo formação extremamente completa. Em 1835 Karl é mandado para Bonn para estudar direito. Logo no começo se envolve em brigas e bebe muito, sem deixar de estudar com o mesmo afinco. Paralelamente ao seu curso, Karl descobre a filosofia e começa a lê-la, maravilhado, como quem encontra afinal sua paixão. É fortemente marcado por Hegel, chegando a fazer parte de um grupo político chamado “jovens hegelianos”. Para garantir a continuação na área do Direito, seu pai o envia à Berlim, na esperança que tenha uma vida mais amena. Decide ser escritor, filósofo e poeta. No meio tempo, pede Jenny – sua amada de Trier – em noivado. Ansioso por uma nova interpretação para o mundo, Karl rompe com Hegel, sendo influenciado por Feuerbach.
        Passados alguns anos, Karl se torna professor de direito. Acha que pode seguir esta vida, mas a filosofia é, de fato, o espaço que encontrou para se expressar. Manda uma emocionante carta à seu pai, relatando as últimas decisões e sentimentos em sua vida. Queria visita-lo, mas este pede que apenas siga os estudo. O tema do dinheiro, central para Marx ao longo de sua vida, é discutida com seu pai, como advertência conformada. Herschel concede o direito de Marx estudar o que bem entende, e pouco tempo depois, em 1861, morre Herschel e deixa seu filho, breve um professor de filosofia e prolífico cientista político. Conhece a amplitude dessas áreas que, somadas à sua paixão pelas ferrovias e as mudanças industriais que acompanharam seu tempo de vida, toma uma consciência muito particular sobre o proletariado. Conhece o jovem Friedrich Engels, com quem travaria profunda relação nas discussões sobre proletariado, economia e capitalismo, sobretudo. A partir de então, centrada em sua produção – O Capital foi escrito antes que completasse 30 anos de idade – Marx dá forma àquilo que conhecemos hoje como imprescindível obra que cunhou o adjetivo  ‘marxismo’.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (33.8 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com