TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Breve biografia de Nietzsche e Crepúsculo dos Ídolos

Por:   •  21/9/2019  •  Abstract  •  1.224 Palavras (5 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 5

Uma Breve Biografia

Friedrich Nietzche, que nasceu no século xix na alemanha oriental teve uma vida muito sofrida (cheio de patologias, desde criança sofria com dores de cabeça, indigetão, vômitos, tonturas, um estado próximo da cegueira e insônias, sendo que muitos desses sintomas poderiam ser co relacionados com a sífilis, o que especulam que essa tenha sido a percursora de sua morte), mas apesar de tudo isso sempre mostrou em sua filosofia que é importante aproveitar a vida e viver de modo “dionisíaco”(Viver espontaneamente, feliz, com extase), viver com grandeza e foi

SELBSTÜBERWINDUNG, que seria (traduzindo) um espécie de autosuperação onde é o propesso no qual uma pessoa de “Alma elevada” a qual ele chamou de  ÜBERMENSCH (algo como super homem) se eleva acima de suas circunstancias e dificuldades para abraçar tudo o que a vida lhe oferece.

“O que não me mata me fortalece.” (nietzsche, 1888, 3)

Ele, dentre muitas coisas como (Musicista, filólogo, critico cultural) foi um filósofo surpreendente e bastante contemporâneo, de forma que ele é tão contemporâneo com o século xxi que ele não foi entendido e aceito por completo em seu próprio tempo. Nenhum de seus livros, quando ele estava vivo, venderam mais que 2 mil cópias no período em que ele estava são, em sua maioria os livros venderam apenas algumas centenas. Então assim nietzsche sobrevivia de um forma relativamente precária, visto que ele vivia apenas com uma mera pensão e com o dinheiro de ações que havia herdado de uma tia. Ele mal podia comprar roupas ou comer o que gostava e como se já não bastasse sua vida financeira (praticamente inexistente) e sua saúde (piorando a cada dia) ele também não possuia uma relação muito afetiva com sua família visto que ( nietzsche algum lugar entre 1887 e 1889, APUD Alain de botton, 2000 “Não gosto da minha mãe e torna-se dolorosa para mim ouvir a voz da minha irmã, sempre fiquei doente quando estava com elas.”)

Aos 24 anos ele foi nomeado professor de filologia, pela universidade de basileia e com 28 anos publicou seu primeiro livro, o qual não foi muito bem recepcionado. 7 anos após o lançamento, nietzsche (os motivos se tornam divergentes na pesquisa, uns dizem que ele ficou farto dos colegas que lecionavam com ele e outras fontes dizem que ele ficou muito doente para continuar lecionando).

E aos 45 anos, 1889, ele sofreu um colapso mental onde viveu por mais 10 anos sem exercer por completo suas faculdades mentais e sendo cuidado por sua irmã (para sua infelicidade).

Contextualização com Nietzche

O que é interessante saber antes de começar a leitura de nietzsche é se localizar no tempo dele, ele nasceu na antiga Prússia e participou (como médico em guerra) e viveu durante a unificação da alemanha, ou seja aele nasceu prussiano, porém morreu alemão. Ele viveu durante a era vitoriana (que ocorreu na inglaterra, porém teve influência sobre todo o mundo) e suas ideias (já para aquela época) eram completamente contra tudo o que a sociedade daquele período areditava e exercia, como por exemplo: eram extremamente moralistas (o que é moral? Moral é intrisecamente vinculado com a religião), disciplinares, com preconceitos e proibições severas. Então pode ficar claro o porquê do pouco sucesso de Nietzche durante seu tempo vivo e lúcido.)

Crespúsculo dos Ídolos (Capítulos I, II, III e IV)

O livro crepúsculo dos ídolos (em ironia à ópera de wagner, seu comtemporaneo [Götterdämmerung ] e esse título é uma tradução alemã para o termo nórdico antigo “ragnarok” que se refere á uma guerra prevista dos deuses que resulta no fim do mundo) então o nome que nietzche escolheu para sua obra não poderia ser melhor, já que ele percorre todo o livro dismitificando e apontando erros de filosofos tidos sempre como obtentores da verdade absoluta, e com o livro ele estaria promovendo uma guerra entre esses deuses, o que, naquela época, realmente poderia acabar com o mundo.

Ele começa o livro com diversos aforismos, onde (de forma sucinta) faz perguntas filósóficas com o intuito de questionar e indagar coisas, por ex: “Tu queres acompanhar? Ou ir à frente? Ou ir por sua própria conta?... É preciso saber o que se quer e que se quer. Quarto caso de consciência. (nietzsche, 1888, p 6)

Ele começa a criticar e questionar filósofos antigos a partir do capítulo “o problema se sócrates”  (podemos notar também o enorme conhecimento de nietzsche na filosofia grega antiga, o que está completamente ligado com o emprego que ele possuia antes como filólogo estudando textos gregos)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (73.8 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com