TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BREVE REFLEXÃO SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DE KARL MARX PARA A EDUCAÇÃO

Por:   •  20/5/2017  •  Artigo  •  2.930 Palavras (12 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 12

BREVE REFLEXÃO SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DE KARL MARX PARA A EDUCAÇÃO

Silva,Ladja Maria de Lima

ladjalima@hotmail.com

RESUMO

Este artigo tem por finalidade ressaltar as contribuições do Sociólogo Karl Marx para a sociedade e, sobretudo, para a educação. Na tentativa de alcançar tal objetivo foram analisados diversas obras bibliográficas de autores que evidenciaram em suas obras a educação e as influências de Marx para a mesma. Também foram analisadas algumas obras desse sociólogo a exemplo “Manuscrito Econômico-Filosoficos” (2006), a “Crítica da Educação e do Ensino” (1978) e a “A ideologia alemã” (1980). Inicialmente é apresentado um breve histórico do surgimento de desenvolvimento do capitalismo e a relação do mesmo com as obras de Karl Marx, e logo em seguida os pensamentos de Marx com relação a educação a partir de suas obras e de outros autores, que possibilitaram o entendimento da influência das relações sócio-econômicas e políticas na educação, assim como a relação entre o capitalismo e o modelo educacional vigente na sociedade.

PALAVRAS-CHAVE: Capitalismo. Educação. Karl Marx.

RESUMEN

Este artículo tiene como objetivo destacar las aportaciones del sociólogo Karl Marx a la sociedad y, especialmente, a la educación. Al tratar de lograr este objetivo se analizaron varias obras bibliográficas de autores que mostraron sus trabajos en la educación y las influencias de Marx para ello. También se analizaron algunas obras del ejemplo sociólogo "económicos y filosóficos Manuscrito" (2006), la "Crítica de la Educación y Educación Superior" (1978) y "La ideología alemana" (1980). Inicialmente se presenta una breve historia del desarrollo del capitalismo y el surgimiento de la relación de los mismos con las obras de Karl Marx, y poco después los pensamientos de Marx acerca de la educación de sus obras y otros autores, lo que permitió la comprensión la influencia de las relaciones socio-económicas y políticas en materia de educación, así como la relación entre el capitalismo y el modelo educativo actual en la sociedad.

PALABRAS CLAVE: El capitalismo. Educación. Karl Marx.

1 INTRODUÇÃO

Com o objetivo de buscar soluções para os problemas da sociedade e entender as relações sociais do modo de produção capitalista, o Sociólogo Karl Marx deixa um grande legado voltado, principalmente para as classes exploradas e oprimidas, ou seja, os proletariados, como ele mesmo definiu.

Suas obras a exemplo do “Manuscrito Econômico-Filosoficos” (2006), a “Crítica da Educação e do Ensino” (1978) e a “A ideologia alemã” (1980) remetem a uma necessidade de luta por parte da classe operária, denuncia grandes desigualdades sociais, a exemplo da “mais-valia”, a divisão do trabalho, a divisão de classes, a alienação do proletariado, a desvalorização do trabalhador, os meios de produção nas mãos de poucos, dentre outros conceitos abordados nas obras deste sociólogo ainda tão atual na contemporaneidade.

As obras de Marx não, se limitam apenas ao caráter econômico, o mesmo também versou sobre educação e sociedade. Quanto à educação, Marx alerta sobre a importância do papel do professor para manutenção de uma ordem social, criticava a educação exercida pela burguesia, a qual não defende os interesses da classe operária, além de relacionar o processo de alienação com a educação.

Essas e outras reflexões serão abordadas neste artigo com o objetivo de salientar as contribuições de Karl Marx na educação.

2 O SISTEMA CAPITALISTA E A EDUCAÇÃO

Poucas são as obras que abordam a vida de Karl Marx, as bibliografias estão mais voltadas as suas obras e contribuições, contudo sabe-se que o sociológico Karl Heinrich Marx nasceu em 05 de maio de 1818 em Treves, na Prússia e faleceu em Londres em 1883 (LENIN,1979), Marx esteve presente nas manifestações em prol da classe trabalhadora, portanto sua vida “não foi marcada apenas por um intenso trabalho intelectual”, (ANDERY, 1999, p. 397).

O histórico da vida de um autor pesquisado é fundamental para entender as influências que o mesmo recebeu ao longo da vida, assim como as condições sociais, políticas e econômicas vividas por ele que certamente influenciou seus pensamentos e teorias.

Com relação à vida de Marx, o mesmo viveu numa época em que a Europa se debatia em conflitos, tanto no campo das idéias como no das instituições. Já na universidade, as doutrinas socialistas e anarquistas se encontravam no centro das discussões dos grupos que Marx freqüentava. (RAMALHO, BENCINI, 2008, p. 55). Foi nos Manuscritos, que Marx fez suas primeiras incursões no tratamento da economia, tendo por base os termos e categorias elaboradas pela economia política clássica, especialmente a partir de Adam Smith, como: o lucro, harmonia social, divisão do trabalho, propriedade privada, mas, com outros propósitos. (SILVA, 2005, p. 102).

Como o objetivo deste artigo é analisar as contribuições do sociólogo Karl Marx para a educação, é importante entender o modo de produção capitalista e suas relações, as quais dão embasamento para a construção do pensamento de Marx.

A partir do desenvolvimento econômico das cidades, da expansão de novos comércios, da acumulação de capital e a necessidade de moedas de troca decorrente do avanço das relações econômicas, os comerciantes ou burgueses começaram a se destacar como classe dominante. Após a expansão do comercio, houve a necessidade da expansão dos mercados consumidos e fornecedores,

[...] com aumento do comércio, começaram a faltar metais para fazer moedas, sendo que a solução para esses problemas estava na exploração de novos mercados, capazes de fornecer alimentos e metais preciosos a baixo custo. Isso se deu por meio da expansão marítima e comercial, que consequentemente proporcionou o desenvolvimento das grandes navegações, visando realizar novas descobertas. (RODRIGUES, FAVARO, 2010, p. 5).

Após as descobertas de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)   pdf (65.1 Kb)   docx (18.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com