TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Karl Marx Breve vida e obra

Por:   •  7/9/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  325 Palavras (2 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 2

Centro de Educação Tecnológica “Paula Souza”

Etec Pedro Badran

Disciplina: Sociologia - Professor: Diego S. Leon

Aluno: João Victor De Oliveira Barros -  Série: 1°B

Karl Marx

Karl Marx nasceu em 1818 na cidade de Tréveris, Alemanha. Em 1836 matriculou-se na faculdade de Berlim, doutorado em filosofia, Marx também foi redator de uma gazeta liberal, em 1842 mudou-se para Paris, França, lugar onde conheceu Friedrich Engels, companheiro de ideias e publicações por toda vida, onde acabou sendo expulso da França, indo para Bruxelas e se juntando a recém-criada Liga dos Comunistas. Em 1848 junto com Engels escreveu o Manifesto Do Partido Comunista, obra fundadora do Marxismo, cujo qual ficava a favor do proletariado, ao fim das revoluções sócias de 1848 mudou-se para Londres onde se dedicou ao estudo crítico da economia política.

A revolução industrial foi um grande avanço político, financeiro e social, cujo tema foi retratado muito bem por Karl Marx, retratando que a desigualdade ficou mais clara e nítida entre duas classes divergentes: a burguesia e proletariado. A burguesia é a dona dos meios de produção, ela explora, já o proletariado vende a força de trabalho, cuja denominação é relação antagônica (relação de discórdia ou de oposição), o único meio capaz de acabar com essa relação de exploração era com uma revolução, a Revolução Proletária, onde destrói a consciência de classe, o capitalismo surgindo um novo sistema o Socialismo.

Os conceitos Essenciais para Marx era o Materialismo Histórico, cuja sua tese defende que desde o início das sociedades até hoje se dá pelos confrontos entre classes diferentes. Outro conceito é a Alienação, o proletário domina apenas uma parte da produção, trabalho sem criatividade, a Reificação é o próprio homem virar mercadoria, o trabalho produto, o ser humano torna-se objeto e não mais ser, e o mais importante conceito é a Mais-valia parte do valor da força de trabalho dispendida por um determinado trabalhador na produção e que não é remunerado pelo patrão.

Referências Bibliográficas: https://www.youtube.com/watch?v=wcBfkvokhQA , https://pt.wikipedia.org/wiki/Mais-valia, https://pt.wikipedia.org/wiki/Aliena%C3%A7%C3%A3o, https://pt.wikipedia.org/wiki/Reifica%C3%A7%C3%A3o_(marxismo), https://pt.wikipedia.org/wiki/Materialismo_hist%C3%B3rico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (107.8 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com