TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brincadeiras Folcloricas

Artigos Científicos: Brincadeiras Folcloricas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  1.186 Palavras (5 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 5

4. PROJETO DE INTERVENÇÃO

PROPOSTA DE ATUAÇÃO DO PROFESSOR DIANTE DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO ESPAÇO EDUCATIVO

4.1 Introdução

Atualmente as crianças só pensam em brincar de videogames, jogos eletrônicos, computadores. Contudo, as brincadeiras antigas eram bem mais divertidas e, além de tudo, muito mais criativas e saudáveis.

Brincar de Bolinhas de Gude, Carrinhos de rolimãs, pega-pega, passa-anel, roda pião, soltar pipa, pular corda eram as brincadeiras de antigamente. Mas hoje não se vê mais as crianças fazendo essas brincadeiras.

A tecnologia e também a violência restringiram as crianças e suas brincadeiras e fazendo com que fiquem horas e horas na frente do computador ou mesmo da televisão.

Tudo isto sem a criança sair do lugar, ficando assim a cada dia mais sedentária. Pensando nisto, resolvemos resgatar as brincadeiras e jogos da nossa cultura popular inserindo essas brincadeiras em várias atividades da escola. Estes jogos e brincadeiras são atividades que poderão ser compartilhadas até com seus familiares, colegas e amigos de sua comunidade.

4.2 Dados Gerais do Projeto

- Identificação da Instituição

Nome da instituição: Escola Espaço Livre

Endereço: Hamileto Stamato, 743

Telefone: 3344 -0170

E‐mail: elivre@elivre.com.br

Órgão mantenedor: Particular (X)

Horário de funcionamento: Manhã (X ) Tarde ( X) Noite (X )

Modalidade de ensino ofertada na Educação Infantil:

Berçário (X ) Maternal ( X) Pré I (X ) Pré II (X ) Pré III (X )

Total de crianças atendidas:

- Carga horária: 12 horas

- Quem se torna responsável em aplicar o Projeto: Professoras de sala

- Temática: Brincadeiras Folclóricas

- Objetivo Geral:

Resgatar valores, socializar brincadeiras que eram realizadas no passado, ampliar seu círculo de brincadeiras, tornar as crianças mais solidários e participativas, incentivar o trabalho de equipe.

- Objetivos Específicos:

Incentivar o trabalho em equipe;

Reconhecer semelhanças e diferenças da criança de hoje e de outros tempos;

Identificar o cotiadiano de uma criança nos tempos atuais;

Pesquisar com as crianças, quais brincadeiras que mais gostam;

Descobrir as principais manifestações folclóricas em nosso país;

Identificar e reconhecer Músicas Folclóricas e cirandas;

Resgatar jogos, canções, danças de rodas e brincadeiras de antigamente.

- Metodologia:

Material didático;

Gravuras e Cartazes;

Atividades xerocopiadas e dirigidas;

Criações diversas;

Vídeos;

Pesquisa com pais, familiares, visinhos sobre brincadeiras eles quando criança;

Diálogos e relatos ( roda de conversa);

Músicas;

Recreações, jogos e brincadeiras.

4.3 Referencial Teórico

É através das crianças que se perpetua a cultura, as brincadeiras tradicionais, sendo preservadas e recriadas a cada nova geração. Portanto, resgatar a tradição das brincadeiras folclóricas é uma forma de ampliar o universo lúdico e cultural das crianças, além de promover uma interação com outras gerações. Assim como nossos pais e avós, com certeza temos uma história pra contar sobre nossos brinquedos prediletos e uma brincadeira a ensinar.

Jogos e brincaqueiras são atos indispensáveis à saúde física, emocional e intelectual e sempre estiveram presentes em quaisquer povos, desde os mais remotos tempos. Através deles, a criança desenvolve a linguagem, o pensamento, a socialização, a iniciativa e a auto-estima.

É através das brincadeiras que as crianças ampliam os conhecimentos sobre si, sobre o mundo e sobre tudo que está ao seu redor. Elas manipulam e exploram os objetos, comunicam-se com outras crianças e adultos, desenvolvem suas múltiplas linguagens, organizam seus pensamentos, descobrem regras, tomam decisões, compreendem limites e desenvolvem a socialização e a integração com o grupo.

E todo esse aprendizado prepara as crianças para o futuro, onde terão de enfrentar desafios semelhantes às brincadeiras.

4.4 Planos de Aula da Intervenção

PLANO DE AULA 1

- CONTEÚDO – Confecção de Brinquedos

- OBJETIVOS- Levar as crianças a tomarem contato com algumas manifestações de cultura popular, estimular produções artísticas individuais e coletivas; reconstruir código lingüístico e artístico; exercitar fantasia, criatividade e imaginação através da construção de brinquedos.

- DURAÇÃO- 2 horas

- METODOLOGIA- Confecção de bonecas de pano; bonecos de papel; brinquedos com cordão; fantasias com folhas de papel, jornal, papel crepom, tampinhas, garrafas pet e sacolinhas plásticas.

- RECURSOS METODOLÓGICOS- Retalhos de pano, tintas, cordões, revistas , jornais, tampinhas, sacolinhas plásticas, internet, figuras, etc...

- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO- Pedir para os alunos construirem um bom ou pano, bem como uma fantasia com os materiais disponíveis, que serão apresentados na mostra de artes da escola.

PLANO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com