TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COLÉGIO ESTADUAL ERNESTO CARNEIRO RIBEIRO

Por:   •  21/6/2021  •  Exam  •  782 Palavras (4 Páginas)  •  70 Visualizações

Página 1 de 4

COLÉGIO ESTADUAL ERNESTO CARNEIRO RIBEIRO

Disciplina: História      Profª: Neide

Aluna: Danyelle Sena Moreira

2º/3º Série Matutino

RESPOSTA QUESTIONÁRIO

Questão 1 - A França era governada por um poder absoluto. O sistema tributário francês era injusto, pois a nobreza e o clero estavam isentos de vários impostos sobrecarregando a burguesia com pagamento de tributos. A burguesia sendo a classe que sustentava economicamente o país, desejava participar do poder político.

A França pré-revolucionária era dividida em três grandes Estados: o Primeiro Estado formado pelo clero, o Segundo Estado formado pela nobreza parasitária e o Terceiro Estado formado pela burguesia e pela massa de trabalhadores rurais e urbanos. Entre 1786 e 1788, a França enfrentou uma grave crise econômica de super subprodução. Com isto, para manter os privilégios da corte, o governo intervindo na economia onerava o terceiro estado com tributos.
Diante disto a burguesia aproveitou e intensificou os ataques ao absolutismo de Luís XVI. Confrontado por uma oposição resoluta a seus planos de reforma fiscal, Luís XVI convocou os Estados Gerais.

A indecisão de Luiz XVI diante da colheita desastrosa, sublevações, entre outros e acima de tudo os conflitos entre deputados da nobreza e da plebe permitiu que a lacuna fosse preenchida pelos Estados Gerais, agora autoproclamada a Assembleia Nacional.

Em junho de 1789 o terceiro estado se separou dos outros dois e com o apoio de Deputados do baixo clero, contra a vontade do Luiz XVI, proclamou-se em Assembleia Nacional, transformada em Assembléia Nacional Constituinte em 9 de julho de 1789.

A Assembleia em agosto de 1789, aboliu alguns privilégios e aprovou a Declaração dos Direitos dos Homens e do Cidadão, que baseado nas ideias iluministas, estabeleceu a igualdade de todos perante a lei, do direito à propriedade e a liberdade .

Questão 2 - a) Jacobinos eram representados em suma pela pequena-burguesia, defendiam um governo Central forte, o voto Universal e a Participação Popular no processo revolucionário

Os girondinos eram representados em suma pela alta e média burguesia, defendiam o voto censitário, o direito à propriedade privada e contrários à participação popular na Revolução.

b) Eram membros do clube dos cordeliers, defendiam propostas radicais como o fim da propriedade privada e a reforma agrária, Eram ligados a pequena burguesia

Questão 3 -  A Revolução Francesa foi um marco na história da humanidade, porque inaugura um processo que levou a universalização dos direitos sociais e das liberdades individuais a partir da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, essa revolução também abriu o caminho para consolidação de um sistema Republicano pautado pela representatividade popular, hoje então conhecido de democracia representativa.

Questão 4 - a) Houve a derrubada do poder absoluto dos reis,teve o fim do absolutismo, a França tomou o poder e assim se tornou independente.

b) As divergências de pensamento, Lefebvre acreditava que não se tratava somente de uma revolução e sim de várias. Uma série de mudanças desde a política até a cultura.

c) Não, pois segundo o mesmo este informa que as conclusões apresentadas tendiam a ver a revolução como revolução do terceiro estado, no entanto, informa que é necessário demonstrar que o que há é uma revolução camponesa, com autonomia própria e autônoma sobretudo por tendências anticapitalistas.

d) Demonstra que um mesmo fato/ocorrido há pontos de vistas diferentes/divergentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (72.4 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com