TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESCOLA ESTADUAL LUIZ RIBEIRO DE LIMA: EVASÃO ESCOLAR

Por:   •  5/4/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.639 Palavras (7 Páginas)  •  634 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

           CURSO: LICENCIATURA EM SOCIOLOGIA

            DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

                        

                         

                           ESCOLA ESTADUAL LUIZ RIBEIRO DE LIMA

                                                     EVASÃO ESCOLAR

BOA VISTA

2014


ISANGILA LEONICE RICHANE SOUZA CEZAR

 ESCOLA ESTADUAL LUIZ RIBEIRO DE LIMA.

EVASÃO ESCOLAR

Relatório Da Oficina entregue como instrumento de avaliação parcial para obtenção de nota na disciplina de Estágio Supervisionado II, no curso de Sociologia da UERR, ministrada pelo Profº. M. S.c Wanderley Gurgel de Almeida.

                                                    BOA VISTA

                                                         2014


UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA

CURSO DE LICENCIATURA EM SOCIOLOGIA

DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPRVISIONADO I

PROFESSOR (A):M.Sc; WANDERLEY GURGEL DE ALIMEIDA

RELATÓRIO DA OFICINA DE ESTÁGIO

IDENTIFICAÇÃO

 Acadêmico: ISANGILA LEONICE RITCHANE SOUZA CEZAR

Ano/Semestre: 2014/2      5º Semestre

Escola/Campo: Escola Estadual Luiz Ribeiro de Lima

Endereço da Escola: Rua Antonio batista de Miranda nº 1183.

Tel:3627-8112

   PERÍODO DE ESTÁGIO

Início: 06\10\2014         Término: 21\11\2014

Jornadas de trabalho: 3 horas semanais.

Total de horas: 36 horas em 12 Dias

   PERÍODO DA OFICINA

Início: 20\11\2014         Término: 21\11\2014

Jornadas de trabalho: 3 horas semanais.

Total de horas: 6 horas em 2 Dias

I. INTRODUÇÃO

           O presente relatório abordara como foi desenvolvida a minha oficina na segunda fase do estagio na escola estadual Luiz Ribeiro de Lima, tendo em vista que foi realizado em dose dias, com uma carga horária de três horas por dia, totalizando as trinta e seis horas. O tema proposto se apresenta de forma muito abrangente, mas seu estudo, discussão e análise, fazem-se com igual relevância. Onde este, é explanado através de um levantamento bibliográfico, em conjunto as experiências adquiridas no conhecimento acadêmico, através do conhecimento conquistado nos estágios supervisionados realizados no ambiente escolar, e, direcionando ao âmbito local. Minha oficina se deu em apenas um dia que foi no ultimo dia de estagio. Nesse período estagio tentei me aproxima mais dos alunos ,busca mas diálogos com eles e também passei a observa o professor de sociologia daquela determinada turma pois eu escolhir apenas uma turma para trabalhar com a oficina e para busca dados para o meu artigo.

      A turma escolhida foi o 2º ano 202 uma das turmas, mas agitadas da escola,puder observa que essa turma alem de ser agitada e bagunceira era a turma que mais gazetavam as aulas,o índice era maior naquela turma e o mais interessante na aulas de sociologia e historia.então foi ai que passei a observar mas de perto e dialoga com os alunos ,para começar o professor de sociologia era formado em filosofia ele dava as duas disciplinas nos dois últimos tempos corridos sempre após o recreio nas quartas feiras a evasão daquela turma nesse dia era em massa,mas da metade da sala gazetavam uns pra fica conversado na mesa da copa e outros iam pra quadra jogar bola.foi daí que surgiu o meu enternecer em trabalhar com uma oficina de evasão escolar naquela salas.procurei o professor da turma expus a minha idéia para ele ,mas o mesmo demonstrou desentese ,disse que não tinha tempo para isso.mesmo assim eu fiz algumas cartolinas junto com os alunos e dialogamos e mostrei um vídeo sobre evasão escolar para eles em meu próprio computado,isso se deu em dois dias,um dia para a elaboração das cartolinas e outro para a exposição das cartolinas dialogo e amostra do vídeo.

           Entende-se por evasão escolar a situação do aluno que abandou a escola ou reprovou em determinado ano letivo, e que no ano seguinte não efetuou a matrícula para dar continuidade aos estudos.

 II. PROBLEMATIZAÇÃO

          Quais os fatores que levam os alunos a se evadirem da sala de aula principalmente nos horários de aula de sociologia.

 III. REFERÊNCIA OU MARCO TEÓRICO

         Segundo os parâmetros curriculares nacionais do ensino médio, A escola pública é um dos lugares sociais em que ocorre a apropriação de saberes construídos, sistematizados e acumulados pela humanidade, a partir de uma proposta de formação humana. A presença de alunos no ambiente escolar, durante a trajetória de escolarização, pressupõe que eles desenvolvam suas capacidades intelectuais, que aprendam a se socializar com os pares de maneira afetiva, ética, e que se tornem sujeitos autônomos e críticos.  e a falta de interesse por parte dos pais de ir à escola são motivos mais freqüentes alegados pelos pais a partir dos anos finais do ensino médio (9ª a 3ª ano) e pelos próprios alunos no Ensino Médio. Cabe lembrar que, segundo a legislação brasileira, o ensino fundamental é obrigatório para as crianças e adolescentes de 12 a 18 anos incompletos, sendo responsabilidade das famílias e do Estado garantir a eles uma educação integral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (184.5 Kb)   docx (22.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com