TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMO USAR O JORNAL NA SALA DE AULA

Dissertações: COMO USAR O JORNAL NA SALA DE AULA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2014  •  4.985 Palavras (20 Páginas)  •  425 Visualizações

Página 1 de 20

COMO USAR O JORNAL NA SALA DE AULA

RERIUTABA-CEARÁ

2012

MARIA ROSANA DE SOUSA

COMO USAR O JORNAL NA SALA DE AULA

Artigo apresentado ao Curso de Licenciatura em História da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA, como requisito principal à obtenção do título de Licenciada em História, sob a orientação da Professor Francisco Maurigélbio Estevão Gomes.

RERIUTABA-CEARÁ

2012

MARIA ROSANA DE SOUSA

COMO USAR O JORNAL NA SALA DE AULA

Artigo apresentado à Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA, como requisito principal à obtenção do título de Licenciada em História.

Aprovado (a) em _____/_____/_____

COMISSÃO EXAMINADORA

___________________________________

Prof. Orientador Francisco Maurigélbio Estevão Gomes

Instituto de Estudos e Pesquisas Vale do Acaraú-IVA

____________________________________

Prof(a) Avaliador

Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA

____________________________________

Prof(a) Avaliador

Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA

Reriutaba____ de___ de 2012

COMO USAR O JORNAL NA SALA DE AULA

Maria Rosana de Sousa.1

Francisco Maurigélbio Estevão Gomes.2

Resumo: O presente artigo tem por objetivo apresentar uma proposta metodológica para o ensino de História, direcionando ao 2º ano “F” do ensino médio, da Escola Coronel Alfredo Silvano-anexo em Amanaiara. O mesmo sugere uma proposta metodológica crítico reflexivo de forma contextualizada e multidiciplinar para a construção do conhecimento histórico, com o uso de jornais nas aulas de História; iremos analisar o que o aluno e professores pensam dessa nova metodologia e se realmente é possível aprender história com o uso de jornais, uma vez que este está cheio de informações do nosso dia a dia . outro ponto que será analisado se ele é formador de leitores experiência e críticos.Será analisado pensamento de algumas autores de livros e artigos acadêmico e artigo de revista sobre o uso do jornal nas aulas de história o que acham como deve ser trabalhado essa nova metodologia uma que a historiografia tem se mostrado mais aberta, ao aceitar novas fontes e novas linguagem e métodos para se fazer historia.

Palavras – chaves: ensino de Historia; metodologia; jornais.

1. INTRODUÇÃO

Hoje em dia é comum se ouvir falar do uso de novas metodologias em salas de aula e toda e qualquer ação metodológica inovado terá praticamente o mesmo fim, cabe ao professor analisar se os seus procedimentos metodológicos adotados condizem com o seu conceito de história e de sua atuação pedagógica junto a seus alunos.

Propomos uma prática metodológica do ensino de História, que não é original mas tão pouco apresenta um caráter definitivo mas, é uma das grandes possibilidades de como ensinar História. Assim, no presente artigo será apresentado uma nova metodologia junto aos alunos do 2º ano F da Escola Cel. Alfredo Silvano anexo em Amanaiara distrito de Reriutaba, com o objetivo de sugerir a realização de uma proposta de como usar o jornal em sala de aula, com objetivos específicos de levar os alunos a conhecer a grande variedade de informações que há em jornais, conscientizá-los de que a linguagem pode mudar o sentido de uma informação conforme a escolha que se faça das palavras que as compõem na ordem da frase e de sua estrutura e principalmente compreender os principais acontecimentos do Brasil e do mundo através do jornal.

O que me levou a escolha desse tema foi a observação do Estagio que fiz no 2º ano do ensino médio, perceber a necessidade de mais informações do professor que fazia sempre comparações dos conteúdos do livro com ações que vemos no dia a dia através de noticias que lemos em jornais e os alunos se sentiam mais motivados a falar dos assuntos. Conversando com o professor de História ele me disse que os assuntos dos livros estão ultrapassados, e, com a leitura de jornais consegue manter a igualdade dos conteúdos que são apresentados, ressalta que desde o surgimento da imprensa, o jornal tem sido um dos principais meio de informaçao dos fatos ocorridos dentro da sociedade e que através de suas noticias, seus anúncios e informações que fazem parte de seu conteúdos que podem ser extraídos em importantes informações de uma sociedade em constante transformações.

O presente artigo está dividido em itens para seguir uma linha de raciocínio que prime pela clareza das idéias aqui apresentados, trazemos em nossa revisão de literatura e fundamentação teórica autores que trabalham com o tema, artigos acadêmicos, reportagem de revistas.

Nossas idéias são fundamentadas nas idéias de Faria (2011), Schmitt e Caenelli (2009), Bittencourt (2004), Karnal (2010), Bezerra (2010). Buscamos ajuda nos PCN’s ensino médio (1997) e nas Orientações Curriculares do Ensino Médio (OCM- Ciências Humanas e suas Tecnologias, 2008).

Com o objetivo de fortalecer ainda mais o estudo, realizou-se uma pesquisa de caráter qualitativo com o professor de História e alunos do 2º ano “F” do “Anexo” da Escola Coronel Alfredo Silvano, localizada no distrito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.7 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com