TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMUNIDADE DOS PAÍSES DA ÁFRICA AUSTRAL

Por:   •  7/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.954 Palavras (12 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 12

 DIOCESE DE  NDALATANDO [pic 1]

COMPLEXO ESCOLARSANTA MARIA  GORETTI

Subdireção Pedagógica  da  Formação  Geral

COMUNIDADE DOS PAÍSES  DA ÁFRICA AUSTRAL

N'Dalatando, Maio de 2018

 DIOCESE DE  NDALATANDO

COMPLEXO ESCOLARSANTA MARIA  GORETTI

Subdireção Pedagógica  da  Formação  Geral

COMUNIDADE DOS PAÍSES  DA ÁFRICA AUSTRAL

Nomes

N° 03 Carina Da Costa Tomás António.
N° 07 Cesário da Silva Gaspar.
N° 10 Dulce Manuel António.
N° 11 Edson Simão Pedro
N° 21 Iraniel Carlos Ferreira Torres.
N° 38 Teresa Pereira António.

Docente:

N'Dalatando, Maio 2018

INTRODUÇÃO

A  origem  da  SADC  (Comunidade  de  Desenvolvimento da  África  Austral)  continua  sendo objecto  de  discussão,  porquanto  se,  de  um  lado,  autores  como  Lee  (2003)  afirmam  que a  SADCC  (Conferência  de  Coordenação  para  o Desenvolvimento da  África  Austral), enquanto  organização  antecessora  da  SADC1 ,  é  uma  criação  ocidental,  do  outro, investigadores  como  Mandaza  e  Tostensen  (1994)  consideram  que  a  SADCC  foi concebida  pelos  estados  da  África  Austral  a  partir  da  sua  própria  experiência  de cooperação  nos  Estados  da  Linha  de  Frente  (que  designava  os  países  membros  da aliança  política  criada  nos  anos  70  contra  o  domínio  de  regimes  de  minoria  branca  na África  austral).  Assim,  questionando  sobre  a  compreensão  da  criação  da  SADCC perante  a  evidência  de  factores  internos  e  externos,  o  presente  trabalho  explora  os termos  do  debate, os países membros, objetivos e a situação  econômica da SADC  sobre  a  origem  dessa  organização  regional  a  partir  da  hipótese segundo  a  qual  a  SADCC  resulta  de  uma  articulação  construtivista,  pelos  Estados da Africa  Austral,  da  sua  experiência  de  cooperação  regional  e  da  contribuição  ocidental. Portanto,  os  factores  internos  e  externos  intervenientes  no  processo  de  criação  da SADCC  são aqui reconsiderados  sob  os  conceitos  de  continuidade  dos  mecanismos prévios  de  cooperação  regional  e  a  de  adaptação  dos  modelos  internacionais  de regionalismo.

Importância

A sua importância reveste-se na inserção de indústrias locais como factor de desenvolvimento económico, da área da educação como a criação de centros de formação intelectual e técnico, do treinamento da mão de obra qualificada, no combate do VIH e a participação da mulher em todos os comandos da sociedade, bem como outros factores políticos, sociais e económicos.

Objectivos

Gerais

-Sintetizar o conhecimento sobre a SADC.

Específico

-Definir os referentes teóricos sobre a SADC.

-Caracterizar o estado actual da SADC.

-Armazenar conteúdo suficiente no âmbito do ensino e aprendizagem sobre a SADC.

SADC

A SADC (Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral e em inglês Southern Africa Development Community) é um bloco econômico e político composto por 15 países da África Austral (região sul do continente). A sede do bloco fica na cidade de Gaborone (maior cidade de Botswana).

A SADC foi criada em 17 de outubro de 1992 e é de grande importância para o desenvolvimento econômico coordenado na região, assim como a estabilização política.

Presidente da actual SADC é  o  Robert Mugabe é o primeiro-ministro Morgan Tsvangirai.

A sede da SADC encontra-se em Gaborone, no Botswana.

As línguas oficiais da Comunidade são o inglês, o francês e o português.

Historial da SADC

A Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) foi criada a 01 de Abril de 1980, na Zâmbia, com a denominação de Conferência para a Coordenação do Desenvolvimento da África Austral (SADCC), com o objectivo de implementar projectos visando reduzir a dependência económica dos países da região em relação a então África do Sul, do apartheid.

Assinaram inicialmente a acta constitutiva Angola, Botswana, Lesotho, Malawi, Moçambique, Swazilândia, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabwe, aos mais tarde juntaram-se, as Ilhas Maurícias, Seychelles, Namíbia, África do Sul, República Democrática do Congo e o Madagáscar.

A Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) surge com a transformação da então SADCC, em 1992, com um conjunto de 15 nações, totalizando um PIB de cerca de 226 biliões de dólares e uma população de aproximadamente 210 milhões de pessoas.

Os objectivos do bloco são, no essencial, propiciar o crescimento das economias dos países membros e, consequentemente, o desenvolvimento e a melhoria na qualidade de vida de seus povos.

Conformam igualmente a promoção da paz e da estabilidade da região; o desenvolvimento sustentável e o combate à HIV/Sida; e a reafirmação dos legados sócio-culturais africanos.

A excepção da África do Sul, num patamar bem mais elevado de desenvolvimento económico, os estados membros têm adoptado medidas para alcance de um mercado regional e a criação de uma zona de comércio livre, como instrumentos para uma integração mais abrangente.  

Assim, a aposta no desenvolvimento de infra-estruturas constitui desafio premente, virada essencialmente a industrialização e a criação de uma rede de transportes adequada.

Acções estão em curso igualmente visando a produção de alimentos, na perspectiva da diminuição de importações, fora da região, garantir a segurança alimentar, erradicar a fome e a pobreza.

Já do ponto de vista político, a perspectiva é assegurar que a estabilidade e respeito das instituições dos estados membros possam ser um facto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)   pdf (138.9 Kb)   docx (28.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com