TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Comunicação cientifica é a maneiro como se realiza a comunicação de resultados de pesquisas a comunidade cientifica

Por:   •  13/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.323 Palavras (6 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 6

1 INTRODUÇÃO

A comunicação cientifica é a maneiro como se realiza a comunicação de resultados de pesquisas a comunidade cientifica, bem como a quaisquer outras pessoas interessadas.

A construção de uma pesquisa cientifica tem por objetivo disseminar o resultado de um estudo sobre determinado tema à comunidade acadêmica, para que ele possa ser discutido e analisado por outros grupos cientistas. Não há sentido no desenvolvimento de conhecimento cientifico se não ocorrer a difusão dos resultados, pois é a partir disso que será possível gerar novos conhecimentos, desenvolver ou complementar pesquisas em andamento e/ou aplicar o conhecimento em beneficio e evolução da sociedade.

Existem duas modalidades de divulgação cientifica para a disseminação do conhecimento, oral (informal) e escrita (formal).

A comunicação oral é a modalidade de divulgação realizada através de exposição verbal pelo autor, como por exemplo palestras, seminários, exames orais, conferencias, etc.

A comunicação escrita é a modalidade realizada através do registro de todos os passos da pesquisa por meio dos projetos de pesquisa, relatórios, pôsteres, defesa de tese/monografia, artigos de jornais e revistas, etc. O autor que utiliza da modalidade escrita esta igualmente capacitado para utilizar a modalidade oral pois tem total conhecimento do que pesquisou, aprendeu ou descobriu.

Uma grande característica que separa essas duas modalidades é o quão abrangente elas são, a comunicação informal, ou seja, oral, compreende tantos as formas publicas de disseminação de informações quanto as formas privadas de socialização, como por exemplo conversas interpessoais e mensagens eletrônicas. Já a comunicação formal, escrita, compreende apenas fontes da pesquisa propriamente dita.

2 COMUNICAÇÃO CIENTIFICA ORAL

Todo ser humano tem necessidade de compartilhar com outras pessoas o fruto de suas experiências, seus aprendizados e formas de viver. Trata-se de uma necessidade de vida, que constantemente pede a feitura de quem narra ou expõem oralmente os resultados de suas experiências. Na ciência não poderia ser diferente, todo trabalhador intelectual precisa disseminar os resultados de seus estudos com a comunidade acadêmica.

A comunicação oral, também denominada de informal, acontece em palestras, seminários, conferencias, exames orais, até mesmo na comunicação direta pessoa a pessoa, entre outros. Ela incorpora a forma publica de troca de informações. A grande vantagem nesse meio de comunicação é a rapidez com que as informações são atualizadas.

Essa forma de comunicação tende a atingir o seu publico com mais facilidade pois não possui limites de alcance ou por que podem ser direcionadas de forma objetiva, enquanto publicações e artigos atingem o número de leitores que acompanha ou que se interessa por publicações de determinado assunto.

A forma como o autor de uma pesquisa se porta diante de uma apresentação oral tem direta influencia no alcance e nas discussões geradas sobre o assunto de suas descobertas.

As discussões informais contribuem para que o autor analise se um estudo vai ter ou não o resultado esperado. Através de apresentações, o pesquisador pode ter noção se o estudo agregará valor a comunidade cientifica.

A apresentação correta das ideias para inicialização de uma pesquisa cientifica contribui para desenvolvimento do estudo. Por exemplo, uma apresentação mal elaborada passa a mensagem de o apresentador não estava preparado, não tinha total conhecimento do tema abordado ou de que nem tenha interesse pelo assunto.

A apresentação de trabalhos acadêmicos também faz parte do processo de comunicação cientifica, todo aluno que realiza pesquisas deve ser capaz de elaborar e apresentar uma boa palestra.

O ambiente universitário é enriquecedor para aqueles que tem a intenção de aprimorar a maneira como se comunicam. Ao assistir quaisquer tipos de palestras ou seminários, de temas variados, é possível extrair conhecimento. Para tanto, basta prestar atenção não só no assunto apresentado, mas na forma como o apresentar lida com a plateia, como utiliza os recursos audiovisuais, como otimiza seu tempo e como equaliza seu tom de voz.

Boas apresentações devem seguir um serie de características para que o publico seja cativado pelo assunto e se interesse em acompanhar o desfecho, os resultados.

O preparo para realização de uma palestra ou seminário vai além de conhecer detalhadamente o tema. O palestrante deve saber qual o tipo de publico, quais são seus interesses nos estudos apresentados, bem como o nível de conhecimento do assunto abordado. Todas essas informações fazem diferença não só no nível de detalhes com que o assunto será abordado, como também no vocabulário utilizado nesta apresentação.

Existem estratégias para facilitar a comunicação oral, conforme as listadas a seguir: i. Apresentar argumentos e evidencias com base nos resultados do objeto de estudo; ii. Convencer o publico de que os argumentos são bons e verdadeiros; iii. Tornar a apresentação de interesse e agradável.

Usufruindo de todas as estratégias para a divulgação de uma pesquisa através da comunicação oral, os resultados podem ser compartilhados e disseminados cada vez mais entre a comunidade acadêmica e sociedade. Essa modalidade de comunicação traz grandes facilidades na longitude do alcance dos estudos pois é muito instantânea e rápida. Uma evidencia dessa facilidade é o número crescente de participantes em eventos científicos, bem como o aumento da realização de eventos desse tipo no mundo acadêmico. O maior beneficio dessa comunicação é a praticidade com que quaisquer assuntos possam ser discutidos e aprendidos e quão diretas as discussões podem ser, pois elimina itens irrelevantes ao resultado final da pesquisa, tornando os resultados dos estudos popularmente conhecido em um curto espaço de tempo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (118.2 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com