TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Modelo de Realização de Estudo de Comunidades Que se Estabeleceu no Brasil

Por:   •  27/7/2022  •  Resenha  •  407 Palavras (2 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 2

O modelo de realização de estudo de comunidades que se estabeleceu no Brasil, especialmente durante a década de 1950, tem matriz norte-americana, em que os trabalhos de cientistas sociais com Robert Redfiend e Robert E. Park são referencias fundamentais VILLA NOVA, 1996, p.69).

 Percebe-se que os argumentos que aproximam ou distanciam a disciplina, vemos que os EC, especialmente no contexto de sua maior produção constituíram elementos catalizador desse debate interdisciplinar, assumindo papel importante no estabelecimento de condições institucionais e pensamento sociólogo e antropólogo no Brasil.

Oracy Nogueira repassa neste ensaio analítico o método monográfico e sua aplicação nas pesquisas de comunidade de pequena escola no Brasil dos anos de 1940 e 1950. Autor importante para a história das ciências sociais brasileiras, especificamente a sociologia e a antropologia estão nascentes, Oracy Nogueira, nesta comunicação, apresenta na 1° reunião Brasileira da antropologia rio de janeiro 8-14 de novembro de 1953 passa em revista pesquisadores e seus trabalhos de cunho etnográfico, desenvolvidos e em desenvolvimento o meio acadêmico   e então. Esta comunicação foi a seguir publicada na revista brasileira de antropologia v.3n. 2p. 95,103de dezembro de 1955.

Luiz A. Costa Pinto integra o fórum da UNESCO que debateu a cientificidade do conceito raça. Foi início da inserção do sociólogo de redes transnacionais de cientistas sociais e em projeto coletivo de pesquisa financiados por organismos internacionais. No inicio dos anos de 1950, estuda as relações entre negros e brancos no rio de janeiro com parte do projeto UNESCO. Prestou contribuições originas as ciências socias que ainda hoje merecem ser resistida. Em matéria de relações socias distanciou-se das visões sociológico otimistas quanto a modernidade, ponderou que o avanço do capitalismo no brasil, alterando, a inda que de modo limitado, a distribuição da população negra na estrutura de classes, poderia agrava o racismo, aos níveis de anula-lo. Foi refletivo  sobre os empasses do desenvolvimento que elaborou o principal constructo a sociado a sua obra, o conceito de marginalidade estrutural com o qual procurou chama a tenção para a dinâmica própria dos processo de mudanças nas regiões subdesenvolvidas do globo. Segundo Costa pinto, países como Brasil caracterizava-se pela coexistência de padrões societários tradicionais e modernos que, longe de se excluírem mantinha-se em tenção que possuíssem, cada qual força suficiente para em premi sua logica al conjunto da sociedade. Neste senário cabia as periferias em desenvolvimentos busca por caminhos alternativos a quele que historicamente marcara o surgimento das civilização urbano-industrial no países capitalista avançados.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (38.3 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com