TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTEÚDO DO SITE CULTURAL

Tese: CONTEÚDO DO SITE CULTURAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  Tese  •  931 Palavras (4 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 4

OS CONTEÚDOS DE PLURALIDADE CULTURAL

PARA O PRIMEIRO E SEGUNDO CICLOS

Critérios de seleção

A amplitude do tema Pluralidade Cultural determinou a seleção dos conteúdos voltados para uma aproximação do conhecimento da realidade cultural brasileira, quanto à sua formação histórica e configuração atual. Espera-se que os conteúdos propostos sirvam de suporte para que o professor possa contemplar a abrangência solicitada pelo tema, adequando-os, ao mesmo tempo, aos objetivos e à realidade do seu trabalho, assim como às possibilidades de seus alunos.

Os critérios utilizados para seleção dos conteúdos foram os seguintes:

• a relevância sociocultural e política, considerando a necessidade e a importância da atuação da escola em fornecer informações básicas que permitam conhecer a ampla diversidade sociocultural brasileira, possibilidade de desenvolvimento de valores básicos para o exercício da cidadania, voltados para o respeito ao outro e a si mesmo, de capacitar o aluno a compreender, respeitar e valorizar a diversidade sociocultural e a convivência solidária em uma sociedade democrática.

Portanto, o que se apresenta aqui é uma referência, que incorpora avanços do conhecimento no tema, reivindicações antigas de movimentos sociais vinculados à temática racial/étnica, divulgação de direitos civis, sociais e culturais estabelecidos na Constituição Federal, pelos quais ainda há muito por se trabalhar, coletivamente, em prol de seu pleno atendimento, respeitadas as especificidades do trabalho escolar. Embora possam parecer numerosos, encontram-se transversalizados com conteúdos de áreas, representando uma primeira aproximação da criança com o assunto, que retornará inúmeras vezes ao longo de sua vida de estudante e cidadão.

PLURALIDADE CULTURAL E A VIDA

DAS CRIANÇAS NO BRASIL

Este bloco trata da diversidade sociocultural brasileira, do ponto de vista educacional, a partidos elementos que são comuns aos grupos culturais: vida sociofamiliar, temporalidade, espacialidade, organização política, educação.

Trabalhar os ciclos da vida, tal como se apresentam em diferentes grupos étnicos, culturais e sociais, será oportunidade de valorização das diferentes etapas da vida, de tomada de consciência de que o caminho da maturidade e envelhecimento biológico é trilhado por todos, e será também por ela. Compreender a importância das famílias extensas, nas quais o referencial não se restringe ao parentesco, assim como o fato de que laços de amizade muitas vezes propiciam tanto ou maior apoio que os laços de sangue, fornecerá elementos para o aluno compreender que existem vínculos “herdados”, por assim dizer, e vínculos escolhidos, que expressam a liberdade de consciência e a liberdade de associação. Como o núcleo de abordagem é a vida da criança, tratar de como se processa a educação em diferentes grupos humanos, de quem desempenha o papel de educador, conforme a organização cultural, e da própria escola, é muito importante. Conteúdos a serem trabalhados:

Espaço e pluralidade

• Habitações e organização espacial de diferentes sociedades.

• Diferentes formas de interação com o ambiente.

• Mobilidade no espaço: sedentarismo e nomadismo, migrações, etc.

• Espaços de vivência comum (para os jogos, as festas, as orações, os Tratamentos de saúde) e espaços de vivência particular (as moradias).

Tempo e pluralidade

• Vínculos geracionais no âmbito social e familiar: transmissão de contos

Tradicionais, hábitos alimentares, registros documentais, etc.

Diferentes abordagens do tempo, conforme diferentes culturas: ritmos,

Marcação do tempo, calendários, datas relevantes.

Vida sócia familiar e comunitária

Pluralidade e educação

CONSTITUIÇÃO DA PLURALIDADE CULTURAL

NO BRASIL E SITUAÇÃO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com