TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Carlota Joaquina

Artigo: Carlota Joaquina. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  682 Palavras (3 Páginas)  •  557 Visualizações

Página 1 de 3

o segundo não tão diferente, mostra nossa realidade nos dias atuais, que apesar da “Independência” continuamos colônia e somos ainda vivemos diante de muita exploração e preconceitos. De uma forma geral ambos os filmes mostram a verdadeira cara do Brasil de ontem e de hoje, ou seja, os absurdos da vida brasileira, que deixa a sociedade estruturalmente injusta e incompetente, trazem muita hipocrisia, auto-engano, submissão, destruição ambiental, hedonismo inconseqüente, discriminação social e racial, cinismo, exploração, violência institucional, ingenuidade, corrupção e os conflitos se dão por meio das relações cotidianas, como entre patrão e empregada ou cliente e garçom, uma questão de submissão existente deste o inicio da história. Em Cronicamente Inviável As relações entre o indivíduo e a sociedade se afrouxam fazendo com que o indivíduo não veja mais o sentido da vida, não tenha mais razão para viver.” morte cartCarlota dês de pequena sempre havia sido mimada, tendo tudo em suas mãos e quando isso não ocorria, ela agia por impulso como fez com a esposa de José Fernando Carneiro Leão, matando-a. E quando foi afastada da sociedade e da riqueza que ela tanto amava, por D. João e rejeitada por seus filhos, ficando exilada nas ruínas de um castelo. Carlota optou pelo suicídio, achando ser um meio mais fácil e rápido de acabar com sua solidão e seus arrependimentos.

O RACISMO E A CARA ENOJADA DE CARLOTA, AO ENCONTRAR COM OS NEGROS, DEIXAVA CLARO QUE NÃO GOSTAVA E QUE NEM QUERIA SE APROXIMAR DOS NEGROS ATÉ SE APAIXONAR POR UM NEGRO, SUA ULTIMA PAIXÃO , A DESIGUALDADE E O ABUSO DE PODER FORAM VISTO EM VARIAS CENAS EM QUE CARLOTA SE APRESENTA LOGO AO CHEGAR NO BRASIL. COM POSE DE RAINHA QUE NAO ERA ,FAZIA AS PESSOAS SE AJOELHAR DIANTE DE SE AO PASSAR.

OUTRA CENA QUE NÃO

]A CORRUPÇÃO RETRATADA PELOS FAVORES , OBTIDOS PARA OS POBRES PELOS NOBRES SEMPRE EM TROCA DE ALGUMA COISA .

A GULA DE D.JOÃO É UMA DAS CENAS MAIS CONSTANTE NO FILME , NOS MOSTRA O DESPERDICIO DE ALIMENTOS A FARTURA NOSSA DE CADA DIA E A DESIGUALDADE SOCIAL , ONDE UNS COME

1- O consumismo

O filme nos mostra duas cenas, uma em que Carlota mostra a sua emprega os 1.000 pares de roupas e sapatos que tinha e a mesa farta de D. João contendo muitas aves e guloseimas.

Hoje em dia pode-se ver o consumismo ainda desenfreado, a população gasta mais do que precisa em vestimenta, vivemos numa cultura onde os padrões sociais são medidos pelo que você veste para estar “dentro da sociedade” e ser integrada a ela , quando há necessitados que não possuem nem o que vestir. Há também o desperdício de comida exagerado, vemos isso em restaurantes, onde se não é aproveitado o que é consumido e acaba indo para o lixo, quando se poderia estar fazendo um trabalho social onde esses alimentados poderiam estar indo para instituições sociais para o auxilio ao próximo.

2- Desigualdade social

Vemos cenas no filme em que Carlota maltrata a sua empregada, obriga ela a dizer que ela é a mais bela e que suas coisas são as melhores, se a empregada não faz o que ela quer acaba perdendo o emprego, e vemos também onde as melhores mercadorias iam para D. João . Nos dias atuais as atitudes não são muito diferentes, a classe mais alta acaba por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com