TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Carta Magna

Exames: Carta Magna. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  328 Palavras (2 Páginas)  •  440 Visualizações

Página 1 de 2

Definição de potencial de ação

Na ausência de perturbações externas, os potenciais de membranas permanecem constantes. Entretanto, um estímulo externo às células nervosas e musculares produz uma variação em seus potenciais de membrana. Essa variação rápida, que se propaga ao longo de uma dessas células, é denominado potencial de ação.

Em todos os potenciais de ação medidos, partindo do potencial de repouso, o potencial se eleva rapidamente a um valor positivo e volta mais lentamente ao potencial de repouso. Em geral o valor máximo atingido é de +30 mV. A duração do potencial de ação, por outro lado, difere bastante de célula para célula: nas células nervosas essa duração é de aproximadamente 1 ms, enquanto que nas células musculares cardíacas ela é maior que 200 ms.

Nos organismos dotados de sistema nervoso, o potencial de ação serve para comunicações de longa distância entre seus componentes. Essas comunicações são codificadas através de potenciais de ação.

Lei do tudo ou nada

A lei do tudo ou nada diz que:

Um neurônio só consegue enviar um impulso se a intensidade do impulso for acima de um determinado nível, fazendo com que a sua membrana seja despolarizada e repolarizada.

Este valor mínimo que permite a transmissão do potencial de ação é conhecido como potencial limiar. Os valores abaixo do potencial limiar são conhecidos como sublimiares, e cada célula um valor característico de potencial limiar.

Impulso nervoso

O impulso nervoso, ou influxo nervoso, é o sinal ou mensagem que passa a todo o comprimento da fibra nervosa comoprocesso de transmitir a informação do sistema nervoso a todo o organismo. É uma onda de despolarização que viaja aolongo da membrana do axónio. A energia para a deslocação desta onda tem origem num estímulo, mas é fornecido àmedida que a mensagem avança. Nestas condições, a natureza da mensagem nervosa não é afetada pela intensidadedo estímulo, mas este codifica a sua frequência. O impulso nervoso manifesta-se por uma sucessão de modulações queconstituem o seu suporte físico e podem ser medidas num osciloscópio.

http://www.infopedia.pt/$impulso-nervoso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com