TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cidade Do Interior Da Amazônia

Casos: Cidade Do Interior Da Amazônia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2014  •  1.010 Palavras (5 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 5

Típica cidade do interior da Amazônia, Oriximiná se apresenta ao SSC! O município é tão grande, com tantas facetas, que um thread é pouco, mas numa tentativa de compilar o que existe em seu território, mostro um pouco da cidade, de suas paisagens naturais (com uma pitada de populações tradicionais – thread futuro) e a extração do minério de bauxita, matéria prima do alumínio.

Situado no noroeste do estado do Pará, na mesorregião do Baixo Amazonas, Oriximiná possui uma população de 62.794 habitantes (IBGE, 2010), dos quais 40.147 vivem na cidade, localizada ao sul no município, à margem esquerda do rio Trombetas, um dos principais afluentes do rio Amazonas. O IDH é médio, (0,717 - PNUD, 2000) e o PIB é de R$980.970,142 (IBGE, 2008).

Com uma área de 107.603 Km², o município é o quarto maior do Brasil. Se o município de Oriximiná fosse um país, seria o 106º mais extenso do mundo, maior que, por exemplo, Portugal e Coréia do Sul. Se fosse um estado brasileiro seria o 19° em área, menor que Amapá e maior que Pernambuco e Santa Catarina.

Desculpem a qualidade de algumas fotos, pois não era o melhor horário para fotografar e as aéreas foram congeladas de vídeo. E, o mais importante, não esperem um Mina de bauxita da empresa Mineração Rio do Norte - MRN, localizada 30 Porto Trombetas, distrito do município de Oriximiná, foi criado em 1974 pela Mineração Rio do Norte (MRN), hoje composta pelas acionistas Vale, BHP Billiton, Rio Tinto Alcan, Alcoa, CBA e Hydro (nesta ordem), com o objetivo abrigar seus funcionários e dar apoio às operações de extração de bauxita.

O núcleo urbano de Porto Trombetas é como uma cidade com capacidade para 6.000 moradores e conta com serviços como hospital, escola, bancos, centro comercial, supermercados, linhas aéreas, aeroporto comercial, atividades de lazer, estações de tratamento de água e esgoto, usina de geração de energia e canais de TV.

É distante da sede de Oriximiná 10 minutos por via aérea e 4 horas via fluvial. De Santarém 20 min via aérea e 12 horas fluvial. De Belém 1hora e 20 minutos (aérea) e 120 horas (fluvial) e, finalmente, de Manaus 50 min (aérea) e 72 horas (fluvial).

De antemão, peço desculpas pelo layout ruim, pois as fotos provém de três fontes diferentes. Mineração Rio do Norte, Facebook e fotos minhas. Então, vamos às fotos!quilômetros ao sul da vila de Porto Trombetas, município de Oriximiná, Pará, que começou a ser explorada em 1979.

Essa mina de bauxita é uma das maiores do mundo e a maior do Brasil. Gera em torno de 3.300 empregos. A mina produz em média por ano 18 milhões de toneladas de bauxita, que é usado para produzir alumínio.

A Mineração Rio do Norte extrai a bauxita, realiza o beneficiamento, faz otransporte ferroviário em trens com 46 vagões, cada um com capacidade para transportar até 85 toneladas de minério, numa ferrovia de 27km, secagem e embarque nos navios de até 60 mil toneladas. A bauxita dessa mina é considerada uma dos melhores em qualidade.ita coisa Típica cidade do interior da Amazônia, Oriximiná se apresenta ao SSC! O município é tão grande, com tantas facetas, que um thread é pouco, mas numa tentativa de compilar o que existe em seu território, mostro um pouco da cidade, de suas paisagens naturais (com uma pitada de populações tradicionais – thread futuro) e a extração do minério de bauxita, matéria prima do alumínio.

Situado no noroeste do estado do Pará, na mesorregião do Baixo Amazonas, Oriximiná possui uma população de 62.794 habitantes (IBGE, 2010), dos quais 40.147 vivem na cidade, localizada ao sul no município, à margem esquerda do rio Trombetas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com