TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cidades Sustentaveis

Monografias: Cidades Sustentaveis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/2/2015  •  560 Palavras (3 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 3

- Mostre através de foto ou desenho, e explique qual a utilidade das matrizes e corredores ecológicos na estruturação do tecido urbano, para que uma cidade seja sustentável.

A Matriz e formada por uma grande área com tipos de ecossistemas similares que causam grande influência sobre os outros dois elementos da paisagem e os Corredores são áreas com faixa estreita de terra ou fragmentos dentro de uma paisagem.

2 - Mostre através de foto ou desenho, e explique qual a importância em começar o planejamento de cidades a partir da compreensão das bacias hidrográficas, da preservação dos topos de morros e dos fundos de vales, mostrando como deve ser a ocupação desses.

A caracterização morfométrica de uma Bacia Hidrográfica é um dos primeiros e mais comuns procedimentos executados em análise hidrológicas ou ambientais, e tem como objetivo elucidar as várias questões relacionadas com o entendimento da dinâmica ambiental local e regional. Estes parâmetros podem revelar indicadores físicos para um determinado local, de forma a qualificarem as alterações ambientais.

3 - Mostre através de foto ou desenho, e explique por que o modelo radial concêntrico de planejamento das cidades é prejudicial ao meio ambiente, mostre em esquemas como seria necessário estruturar a mobilidade e o tecido urbano , de forma ambientalmente melhor ( cidades compactas e em rede ).

O Plano de Avenidas, implantado pelo engenheiro e arquiteto Prestes Maia a partir da década de 1930, caracteriza-se pelo rodoviarismo mercantilista que começou a modelar a cidade para os automóveis. O Plano de Avenidas propôs um modelo Radial Concentrico que já existia em cidades como Paris e Viena a época onde no qual essas cidades ja contavam com ferrovias e hidrovias para promover ligação entre esses diferentes modos de transportes

4 - Mostre através de foto ou desenho, e explique a relação econômica-sociedade-ambiente na política urbana mundial que norteia ( ou deveria nortear ) o desenvolvimento das cidades de acordo com o que se firmou na Rio +20 ( o modelo do Donut ) como são entendidos, nesse modelo, os indicadores ambientais e sociais.

A poluição mundial que hoje é de 7 bilhões , em 2050 atingirá a marca de 9 bilhões. Com isso a produção de alimentos terá que aumentar para em 70%, hoje quase 1 ( um ) bilhão de pessoas passam fome no mundo todos os dias.

Há décadas cientistas alertam para os efeitos da poluição e o esgotamento da ágaua doce, estatísticas mostram que em um futuro prõximo haverá mudanças drásticas no clima que levara à extinção de 1/3 de todas as espécies do planeta.

5 - qual a importância e quais são as ferramentas do estatuto da cidade? E quais os riscos do mal entendido há interpretação deste?

O estatuto da cidade é o nome dado oficialmente no dia 10 de julho de 2001 ( lei 10.257 ), que regulamenta o capítulo política urbana da constituição federal brasileira, e seus principios básicos são a função social da propriedade e o planejamento participativo.

A união regulamentou as disposições constitucionais para o desenvolvimento urbanistico com base em competência prevista na própria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com