TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha cidades sustentaveis

Por:   •  30/11/2015  •  Resenha  •  594 Palavras (3 Páginas)  •  1.818 Visualizações

Página 1 de 3

PUP

RAFAEL BORGES DOS SANTOS / RA: B9441B-8

Orientadora: Germana

Aluno: Rafael Borges dos Santos

RA: b9441b-8

Arquitetura e Urbanismo – 5° P. noturno

RESENHA

CIDADES SUSTENTÁVEIS, CIDADES INTELIGENTES.

Carlos Leite e Juliana di Cesari

Cidades Sustentáveis, Cidades Inteligentes.

Neste livro o Arquiteto e urbanista Carlos Leite, juntamente com sua colega Juliana Di Cesari marques também arquiteta e urbanista e ex- aluna de mestrado de Carlos Leite abordam o tema da regeneração urbana e desenvolvimento urbano sustentável.

Nas últimas décadas as grandes metrópoles mundiais têm passado por um problema comum: os antigos espaços urbanos centrais tem perdido sua função produtiva e tornando-se os chamados vazios urbanos. O abandono das áreas centrais metropolitanas pelo setor industrial causa a degradação urbana de espaços com potencial de desenvolvimento. Causa ainda o crescimento periférico ilegal. E esse “espraiamento” como é chamado, traz consequências e insustentabilidade ambiental, social e econômica.

Cidades sustentáveis são compactas e densas, pois isso gera menos consumo de energia Per capita. O que evidencia o papel único das metrópoles na nova rede de fluxos mundial e processos inovadores já que o potencial do território central regenerado e reestruturado produtivamente é imenso na nova economia, desde que planejado estrategicamente claro.

Nos Estados Unidos, um movimento chamado “Shrinking cities movement”: “Planejar o encolhimento” tem o propósito de encolher seu território planejadamente, gerando territórios mais compactos e implementando verdes em áreas obsoletas, o movimento tem se despontado em diversas cidades americanas. As populações de 46 países incluindo Alemanha, Itália e Japão devem diminuir até 2050. Nos últimos 30 anos cidades dos países desenvolvidos, mais encolheram do que cresceram.

Neste livro também é abordada fator de migração. À medida que o mundo se transforma em uma grande cidade, o potencial de crescimento pode ser limitado pelas fronteiras criadas pelo homem. Essa onda de migração traz um incremento cultural nas grandes cidades, porém traz um gigantesco palco de desigualdade e disputas.

Não há como falar em grandes cidades sem falar de economia, cada vez mais estudos é pesquisado a respeito de cidade-economia. A economia mundial vive desde o fim da década de 70, uma mudança de paradigma crescente caminhando da produção tradicional para um sistema em que os serviços predominam, apesar deste livro não ser sobre economia, focamos os rebatimentos econômicos no território. Território e economia se mostram em simbiose crescente neste momento de busca pelo desenvolvimento sustentável. No impacto do processo de globalização, a reestruturação econômica e as novas tecnologias são as grandes forças que afetam o mundo contemporâneo. Um dos grandes problemas que a sociedade hoje é o absurdo consumo material, que acaba prejudicando desde a qualidade de vida, até o meio ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (117.1 Kb)   docx (41.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com