TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Cidades Sustentáveis

Por:   •  23/5/2017  •  Artigo  •  728 Palavras (3 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 3

Tema: Cidades Sustentáveis
Indicador : Bem Natural Comum
Meta: 100% da população urbana do município atendida pelo abastecimento público de água potável.
Objetivos gerais: Conscientizar a região Sudeste da responsabilidade que detém ao consumir os bens naturais comuns. Sendo seu dever: proteger, preservar e assegurar o consumo equilibrado desses bens.
Objetivos específicos: Poupar o desgaste da água usando-a de forma mais eficiente para que toda a população brasileira possa dispor de abastecimento público de água potável.

A campanha para conscientização e alcance das práticas eficientes em prol de Cidades Sustentáveis tem como objetivo deixar evidente à Região Sudeste que é possível fazer diferente. Incentivaremos através dos 3 meses de campanha a diferença necessária para lograrmos um presente melhor sem inviabilizar o futuro para as próximas gerações, que necessitam da contribuição das cidades locais.

Entendido que o princípio e conceito fundamental que rege a campanha é a sustentabilidade, nas dimensões política, econômica, social, ambiental e cultural, de modo a ser integralizada em todas as esferas formuladoras e executoras das políticas públicas, tanto em seus conteúdos como em suas formas de implementação. Buscamos um indicador mais agravante à saúde e à vida da população para utilizarmos como norteador de toda a campanha, tratando-se do abastecimento público de água potável.

Levaremos as informações fundamentais à população para o estabelecimento através da realidade do cumprimento das metas propostas. Desta forma, teremos uma sociedade bem informada, que perceberá os esforços de sua gestão por mobilizar sua participação. Certamente tornar-se-á uma sociedade comprometida e parceira. Alcançando os resultados que levam à melhoria da qualidade de vida e ao bem-estar de todos.

A campanha Cidades Sustentáveis – Bem Natural Comum, constitui uma grande oportunidade de mobilização da sociedade brasileira, focando somente na sua inserção e atuação sobre a região Sudeste. Demonstraremos a importância de cada gota de água ser poupada, assim como a diferença que gestos simples como o fim de banhos demorados e a suspensão da lavagem de calçadas e carros fazem na vida de quem não conta com o abastecimento público de água potável.

Além de agravar a crise hídrica, o desperdício dificulta que novos investimentos em abastecimento e saneamento, sejam realizados. Limitando-se assim a oferta de serviços essenciais à parte prejudicada da população. Com a veiculação da campanha estaremos ampliando a conscientização e a qualidade de vida para migrar para uma sociedade justa, democrática e sustentável.

Não esperamos, contudo, resultados imediatos das ações cogitadas. Todo trabalho resultará em frutos a médio e longo prazo por se tratar de uma reeducação dos hábitos de uma região. Estamos em busca de conscientização e esforços de adaptação inéditos para a maioria dos brasileiros dessa região.

Dados para a comprovação, conscientização e base para veiculação na campanha:

  • Perda de água na região Sudeste
  1. Segundo a Agência Senado, estamos diante da mais grave crise hídrica de toda a história do país. Ao observar os debates sobre alternativas emergenciais, se faz evidente  “a hipótese de racionamento da oferta de água nas principais regiões metropolitanas, a começar pela região Sudeste. Apelos por ajuda à população também se multiplicam, assim como campanhas para que as pessoas economizem água.”
  2. Segundo o presidente-executivo do Ação Parlamentar "As perdas fazem com que mais água tenha que ser retirada da natureza para cobrir a ineficiência (...) que certamente resultarão em recursos financeiros para levar água potável e esgotamento sanitário a quem não tem", (CARLOS, Édison)
  3. 82,5% dos brasileiros são atendidos com abastecimento de água tratada. São mais de 35 milhões de brasileiros sem o acesso a este serviço básico.
  4. A cada 100 litros de água coletados e tratados, em média, apenas 63 litros são consumidos. Ou seja 37% da água no Brasil é perdida, resultando no prejuízo de R$ 8 bilhões.
  5. A região Sudeste apresenta 91,7% de atendimento total de água; enquanto isso, o Norte apresenta índice de 54,51%.
  6. A média de consumo per capita de água no Brasil em três anos é de 165,3 litros por habitante ao dia. Em 2014, este valor foi 162 l/hab.dia. Em três anos, a região Sudeste apresentou o maior índice com 192, l/hab.dia e o menor foi o Nordeste com 125,3 l/hab.dia. Em 2014, o Sudeste continuou como maior índice 187,9 l/hab.dia e o Nordeste se mante como o menor com 118,9 l/hab.dia.


Fonte: Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS 2014)

Fonte: Estudo Trata Brasil “Perdas de Água: Desafios ao Avanço do Saneamento Básico e à Escassez Hídrica – 2015”

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (432 Kb)   docx (295.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com