TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Candidato a Prefeito Guti assina Carta Compromisso Com o Programa Cidades Sustentáveis.

Por:   •  10/10/2016  •  Dissertação  •  992 Palavras (4 Páginas)  •  413 Visualizações

Página 1 de 4

Candidato a Prefeito Guti assina Carta compromisso com o Programa Cidades Sustentáveis.

Na última segunda feira, 22 de agosto, aconteceu na sede do PSB Guarulhos a assinatura  da Carta de Compromisso com o Movimento Cidades Sustentáveis, onde o candidato a Prefeito Guti assinou e promoveu o evento com os candidatos a vereador do partido para que também assinassem e se comprometessem com o projeto.

Antes da assinatura da Carta houve uma palestra com o representante do movimento Américo Sampaio, que explicou aos presentes e deu uma entrevista ao jornal Metrópole Guarulhos de como funciona o Programa Cidades Sustentáveis. Acompanhe:

Apresente o Programa Cidades Sustentáveis e para que serve a Carta de Compromisso?

Américo Sampaio: O Programa Cidades Sustentáveis é uma iniciativa da sociedade civil, não tem vínculo nenhum com o governo, para que uma cidade participe deste programa o gestor, no caso Prefeito da cidade tem que assinar a Carta de Compromisso, no caso se o Guti for eleito a cidade de Guarulhos entrará no programa. O Movimento Cidades Sustentáveis disponibiliza um conjunto de ferramentas de gestão para qualificar o modo de fazer política pública, planejamento e plano de longo prazo da cidade.

Não tem nenhum vinculo obrigatório, da mesma forma que não tem nenhuma punição caso não tenha feito. Quando um candidato forte assina, a tendência é que os outros também vão querer assinar, quanto mais gente melhor, assim ganhamos espaço para que possamos discutir mais sobre a sustentabilidade das cidades.

O Programa não tem gasto nenhum para a cidade, por ser um movimento da sociedade civil, tudo é absolutamente gratuito. Por dar passar uma transparência para a população, temos cerca de 300 cidades que fazem parte do programa, sendo 22 capitais e 1 distrito federal.

Como funciona o Programa Cidades Sustentáveis?

Américo Sampaio: As cidades signatárias tem o acesso pelo programa de uma agenda pra sustentabilidade, então a gente trabalha com muitos dados, pesquisas, índices estudos globais sobre a sustentabilidade para conceituar o tema. Outra ferramenta que utilizamos é o Banco de Boas Práticas, nos sistematizamos boas práticas do mundo inteiro e disponibilizamos para que as cidades possam se inspirar e fazer uma leitura de referências de política e o Observatório de Políticas públicas, que é um software que tem a sistematização do impacto de todas as políticas públicas na cidade. Esse observatório serve como ferramenta de gestão para a cidade e também como ferramenta de transparência por ser público.

Após a palestra conversamos com o Candidato a Prefeito Guti que deu o seu ponto de vista sobre o programa Cidades Sustentáveis e por que usá- lo em Guarulhos.

Como você conheceu o movimento Cidades Sustentáveis?

Guti: Cidades sustentáveis já é um movimento organizado pela sociedade civil a mais de 4 anos, Guarulhos ate foi uma cidade signatária, mas não cumpriu as metas do programa. Conheci quando fui vereador, o vice Zeitune foi um dos maiores entusiastas desse projeto, ele colocou ate como uma condição para a coligação de ele ser o vice que ele teria que mencionar e constar no nosso governo algumas vertentes desse movimento. Acredito que não há como ter progresso social nem econômico se não houver essa conjunção com a questão de sustentabilidade, ou seja, evoluir e melhor a qualidade vida do cidadão guarulhense.

Quando falamos de sustentabilidade as pessoas acham que só tem haver com meio ambiente, mas não é só isso, é relacionado às políticas publicas feita de maneiras diferentes e eficientes, reorganizando o modo de como é feito.

Alem dos recursos que o Programa Cidades Sustentáveis te dá, quais são os outros recursos que você utilizaria para aplicar as mudanças na cidade?

Guti: Uma das coisas que o programa mais chama atenção para mim é a transparência, pois o cidadão consegue acompanhar os índices de tudo que acontece na cidade. Justamente porque várias cabeças pensam melhor do que uma então na nossa gestão com certeza o programa será aplicado para que o cidadão veja o quanto a cidade esta evoluindo, e caso não evolua ele possa cobrar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (102.9 Kb)   docx (297 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com