TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Civilizaçoes

Trabalho Universitário: Civilizaçoes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  740 Palavras (3 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 3

Incas

Os Incas viveram aproximadamente de 3000 a.C. a 1500 d.C. no Peru, Chile, Bolívia e Equador, mais especificamente na Cordilheira dos Andes.

Os Incas eram politeístas, ou seja, acreditavam em vários deuses como o trovão, a lua, o mar, o sol, etc. Sacrificavam animais e humanos em honra aos deuses que cultuavam.

A sociedade era hierarquizada, no topo da pirâmide estava os Imperados, logo depois os sacerdotes e militares, os nobres, artesãos e por último os camponeses.

No comércio não era utilizada nenhum tipo de moeda, mas sim nas feiras era de costume trocar alimentos por outros alimentos ou receber alimentos em troca de serviços prestados.

A arquitetura dos povos incas foram marcados pela construção das pirâmides, palácios, pontes e caminhos; e cidades como Cuzco e Machu Pichu, que reuniam milhares de pessoas e mantinham uma rica ordem urbanística. E os famosos terraços irrigados nas serras e montanhas para a produção agrícola.

Maias

Habitaram nas florestas tropicais, atualmente localizadas nas regiões da Guatemala, Honduras e Península de Yucatán (México).

A Religião era Politeísta, acreditavam em deuses ligados à natureza que regiam o destino dos homens, por causa disso eram realizados sacrifícios de alimentos, animais e seres humanos aos deuses.

A sociedade dividia-se em três grupos principais. A zona urbana era habitada apenas pelos componentes da classe mais alta: nobres da família real, sacerdotes e chefes militares; e pelos da segunda classe: dirigentes de cerimônias e cobradores de impostos. A base da pirâmide era formada pelos camponeses, artesãos e trabalhadores urbanos, os quais não possuíam privilégios e eram obrigados a pagar impostos.

A economia dos maias baseava-se na agricultura, eles conseguiam uma extraordinária produtividade, principalmente do milho. As terras pouco férteis da região obrigavam os maias a realizar um rodízio, que geralmente mantinha a terra boa durante oito a dez anos. Após esse período era necessário procurar novas terras.

A arquitetura e a engenharia representam as áreas do conhecimento mais desenvolvidas pelos maias. Seus grandes centros religiosos, as pirâmides, as cidades com edifícios de vários andares, os canais de irrigação e os reservatórios de água são exemplos disso.

Astecas

O centro do império era a cidade de Tenochtetlán, hoje a cidade do México. Cada cidade-estado possuía seu próprio rei, mas na época da ocupação espanhola, os indígenas obedeciam apenas a Montezuma, imperador asteca, provando o quanto eram organizados.

O povo era organizado em classes sociais, com nobres, soldados, comerciantes e trabalhadores. Na base da pirâmide estavam os escravos e servos, no meio as famílias das casas grandes, e no topo a nobreza.

Na agricultura, os astecas desenvolveram muitas técnicas agrícolas, construindo obras de drenagem e as chinampas (ilhas de cultivo), onde plantavam e colhiam milho, pimenta, tomate, cacau etc. As sementes de cacau, por exemplo, eram usadas como moedas por este povo.

Os Astecas eram politeístas e faziam culto aos deuses fazendo sacrifícios.

Na arquitetura, construíram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com