TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Colonialismo. Tipos de colonialismo

Resenha: Colonialismo. Tipos de colonialismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/6/2013  •  Resenha  •  2.014 Palavras (9 Páginas)  •  1.085 Visualizações

Página 1 de 9

Colonialismo

O colonialismo é a dominação de uma população por um Estado. E o controle sobre um território por um grupo, com poder militar, ou por representantes de um país ao qual o território não pertencia. Esse controle é forçado, é contra a vontade dos habitantes do território colonizado. Os habitantes muitas vezes perdem alguns de seus bens.

Os colonos ao chegarem no “novo” território impõem direitos políticos, leis e até religião. E as marcas do colonialismo estão presentes nas colônias até hoje, como a língua, os costumes, leis, religiões, etc

O colonialismo pode ser dividido em duas etapas: a primeira começa na Europa Ocidental entre os anos de 1415 e 1800. Foi liderada por Portugal e Espanha que criaram rotas pelas pelas Índias. Neste momento, o interesse era o comércio de especiarias. A segunda fase tem dois períodos. O primeiro vai de 1815 a 1880, quando a política expansionista vinha somente de países da Europa já estabelecidos. A segunda pode ser datada entre os anos de 1880 a 1914, quando chegou no continente africano, regiões asiáticas e do Pacífico.

○ Tipos de colonialismo

Há dois tipos de colonialismo, o de exploração e o de povoamento.

As colônias de exploração são as quais a metrópole tem interesse apenas em explorar os recursos naturais da colônia, como terras para cultivo e minério, com o objetivo de enriquecer e levar todo o lucro para o país colonizador. Nas colônias de exploração a população nativa é escravizada e obrigada a trabalhar para os colonos, tanto no cultivo, quanto na mineração e também na construção de instalações para os colonos. Nessas colônias escravos são trazidos do continente africano para o trabalho escravo. Nesse tipo de colonialismo o país colonizador não tem preocupação com a colônia.

Já as colônias de povoamento são nações descobertas onde os colonizadores desenvolvem o povoamento e as estruturas básicas do território. O país colonizador implanta seus costumes, sua língua, sua religião, e desenvolvem um economia no território colonizado, onde as produções são destinadas ao mercado interno e não à importação, e o trabalho, diferentemente da colônia de exploração, é assalariado. Nesse tipo de colonialismo o país colonizador tem como interesse em desenvolver o território.

O colonialismo deixa marcas que são vistas nos países que foram colonizados. Há hoje um enorme miscigenação, há vários tipos de cores, culturas e até línguas diferentes. São produtos da mistura de diferentes povos.

○Neocolonialismo x colonialismo

-colonialismo: tem como principais agentes Espanha e Portugal, que vão explorar a o continente americano em busca de metais preciosos, matérias primas e produtos de gênero tropical.

-neocolonialismo: principais agentes são França, Inglaterra e Alemanha, que, no contexto da revolução industrial, irão explorar o continente africano procurando minérios, mercado consumidor para o excedente da produção, e viam também no continente uma válvula de escape para a parcela dos trabalhadores desempregados.

○Imperialismo x colonialismo

Imperialismo é a prática através da qual, nações poderosas procuram ampliar e manter controle ou influência sobre povos ou nações mais pobres.

Algumas vezes o imperialismo é associado somente com a expansão econômica dos países capitalistas e outras vezes é usado para designar a expansão europeia após 1870. Embora Imperialismo signifique o mesmo que Colonialismo e os dois termos sejam usados da mesma forma, devemos fazer a distinção entre um e outro.

Colonialismo normalmente implica em controle político, envolvendo anexação de território e perda da soberania.

Imperialismo se refere, em geral, ao controle e influência que é exercido tanto formal como informalmente, direta ou indiretamente, política ou economicamente.

■Colonização dos Estados Unidos

Os ingleses fundaram 13 colônias no litoral atlântico da América do Norte. Essa colonização se deu a partir do início do século XVII, em áreas que, originalmente, pertenciam à Espanha, de acordo com o Tratado de Tordesilhas.

Embora algumas expedições espanholas, partindo do México, de Cuba e da Florida, tenham percorrido regiões do atual território dos Estados Unidos, o interesse maior no eixo México-Peru, a aparente ausência de metais preciosos e mesmo o clima temperado da América do Norte inviabilizaram, para os espanhóis, naquele momento, uma efetiva colonização dessas áreas.

No século XVI, a presença inglesa na região se deu com a realização de algumas viagens marítimas, que tinham como objetivo a busca de uma passagem para a Ásia por meio das regiões setentrionais da América do Norte. Apesar de não atingirem tal objetivo, essas viagens, associadas à prática da pirataria, deram aos navegadores ingleses um bom conhecimento do litoral do Atlântico Norte.

Perseguidos pela Igreja oficial da Inglaterra, a Igreja anglicana, muitos puritanos (calvinistas) transferiram-se para a América por uma questão de consciência religiosa. A fundação da colônia de Massachusetts, em 1620, foi o melhor exemplo.

○ Independência dos Estados Unidos

Com a Revolução industrial, em meados do século XVIII, a Inglaterra começou a mudar sua relação com as treze colônias. Com o firmamento do pacto colonial, que obrigava as colônias a se comerciarem exclusivamente com a metrópole, a Inglaterra queria acabar com a orça do comércio das colônias do norte.

As restrições mercantilistas acentuaram-se após a Guerra dos Sete Anos entre França e Inglaterra, e que envolveu também as colônias de ambos países. Essas pressões aumentaram porque apesar da vitória sobre a França que perdeu o Canadá, a Índia e parte das Antilhas, a Inglaterra saiu da guerra economicamente enfraquecida e decidiu aumentar os impostos e criar novas taxas que seriam cobradas dos colonos.

Nesse período, algumas leis foram criadas como a Lei do Açúcar, que determinava que os colonos pragariam taxa de importação sobre o açúcar e os derivados da cana-de-açúcar, como o melaço. Outra lei foi a Lei do Selo, que afirmava o uso obrigatório do papel timbrado nos documentos, livros, jornais, licenças, anúncios, etc.

Aumentaram também as taxas sobre produtos como o papel, vidro, chá e tintas de qualquer procedência, oque

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com