TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O NOVO COLONIALISMO

Trabalho Universitário: O NOVO COLONIALISMO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2013  •  347 Palavras (2 Páginas)  •  501 Visualizações

Página 1 de 2

O NOVO COLONIALISMO O novo colonialismo inaugura novas formas de expansão do capitalismo na África e na Ásia. Populações das mais remotas regiões do mundo ingressam na dinâmica do capitalismo. E o que ganham com isso, além da exploração do seu trabalho e algumas migalhas do banquete que ocorre na Europa? A Revolução Industrial provocou o aumento da produção e do capital financeiro, principalmente a partir do século XIX. As empresas européias, unidas em grandes monopólios, aliaram-se aos governos de seus países e partiram para a conquista de colônias.

Nelas, contariam com novos mercados consumidores, novas fontes de matérias-primas e novas áreas de investimento do capital excedente. Além disso, o aumento populacional na Europa gerava a necessidade de os governos incentivarem a emigração.

Todos esses fatores determinaram o novo colonialismo ou imperialismo do século XIX, através do qual o capitalismo industrial e financeiro expandiu-se e impôs o domínio econômico das nações desenvolvidas sobre as não-desenvolvidas. A volta do colonialismo O colonialismo dos séculos XVI e XVII, ligado à era comercial, voltou-se principalmente para a América e teve como objetivo a busca de metais preciosos e produtos tropicais. O colonialismo do século XIX dirigiu-se à África e à Ásia, a procura de matérias-primas para as indústrias, mercados consumidores, áreas de investimento e mão-de-obra barata. As potências européias saíram numa corrida colonialista, na qual disputavam territórios e poder.

Tanto na África como na Ásia, foram criadas várias áreas de domínio: colônias, protetorados e áreas de influência.

Nas colônias, a metrópole tinha o domínio territorial e militar e controlava a administração. Nos protetorados, o controle econômico e político era exercido por um país estrangeiro, mas os chefes locais eram mantidos. Nas áreas de influência, as potências européias obtinham vantagens comerciais em determinadas regiões. Os europeus, sob o pretexto de que tinham a missão de levar o desenvolvimento para as populações pobres, agiram com uma violência assustadora, desrespeitando culturas e seres humanos. Disputaram terras e povos para formar os seus grandes impérios coloniais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com