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Compreensão introdutória do Humanismo renascentista - AVC

Por:   •  25/10/2018  •  Resenha  •  875 Palavras (4 Páginas)  •  257 Visualizações

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Compreensão introdutória do Humanismo renascentista

O artigo em sim se baseia em ideias de pensadores demonstrando pequenos aspectos do humanismo renascentista que consiste na evolução da ideia do homem da idade média, onde ele deixa de centralizar seu lado espiritual/religioso e passa a se ver como um indivíduo único, pois mesmo que tenha ideais, modo de vida e habilidades e etc., iguais a outros também tem suas diferenças que o tornam únicos, também explora a maximização das habilidades humanas sendo que o homem pode evoluir dentro de si mesmo.

No início do artigo o autor nos apresenta a ideia de Jacob Buckhardt que serve como base inicial para intendermos o Humanismo italiano, assim apresentado “Humanismo italiano representa toda a formação do homem moderno” com tal frase afirma – se que o homem moderno se distancia de sua contraparte da Idade Média, em seguida somos apresentados uma evolução do “homem” onde ele deixa de centralizar seu lado espiritual e passa a ver sua especificidade.

O autor usa de três pensadores Petrarca, Manetti e Pico della Mirandola, para assim mostrar o estágio prévio visando três pontos de vistas diferentes, vemos que o autor usou uma frase de Petrarca “eu sou uno e gostaria de permanecer uno” tal frase nos remete a ideia de ser individual e único, ideia quem implica no homem como de certa forma sendo o “centro” não do universo ou da criação mais o centro de si mesmo, sendo autossuficiente em alguns aspectos mesmo que alguns descordem e outros aceitem essa ideia porem enxergando de forma diferente. O autor nos mostrara a evolução das ideias renascentistas e como um pensador reflete a ideia de outro e assim evolui cada vez mais o ideal do Humanismo renascentista.

Vemos em Inocêncio III que se tornou Papa em 8 de janeiro de 1198 sua obra perdurou do século XII ao século XVI e teve grande impacto sobre os demais pensadores já citados. A ideia do Papa Inocêncio III mostra o homem na terra sendo indigno perante Deus, ele usa a bíblia para mostrar isso, em Jeremias 20:18 onde diz, “por que tive de sair do ventre? Só para ver sofrimento e tristeza, E terminar meus dias na vergonha? ” Dando a ideia negativa sobre o homem e também a ideia sobre o homem vir do barro e retornar ao pó, assim fazendo o homem ser baixo perante a criação e extremamente necessitado pois ao nascer e o animal mais incapaz e durante a velhice volta a isso, assim a ideia de o homem nunca poder ser feliz na terra, nunca ter algo estável se tornam grilhões, tornando o homem vitima constante da miséria porem o autor logo diz que por outro lado “ também mostra a ambiguidade do homem que pode sair dessa situação na medida que reconhecer sua real posição e pode desenvolver sua vontade para agir no temor de Deus” sendo assim revertendo a situação, entendendo isso vemos nas palavras de Inocêncio III uma crítica ao homem em vários aspectos.

Vemos também que o artigo assim como as obras citadas tem pontos de concordância e de discordância, quando vemos que o Homem é independente em contrapartida também outro pensador diz quem o homem depende de Deus assim criando um espaço reflexivo maior pois cabe não apenas ao autor ou a cada leitor simplesmente entender, mas também se posicionar com respeito a isso.

Quando falado de Pico mais uma vez temos a centralização da ideia do homem ter o dom de se formar, tal formação é sua criação como “pessoa” ser individual, sabemos que somos diferentes, mesmo sendo criados nos mesmos ambientes mas as influencias internas e externas são fortes em nossa vida, fatores genéticos, ambientais, interesses, essa ideia envolve tudo isso de uma forma tão simples porem para a época talvez não fosse vista assim, com a renascença sendo um ápice da evolução humana com novos modos de se pensar e sofrendo um distanciamento da religião, isso ajuda a tornar o “homem” um ser egocêntrico, porem tal egocentrismo não de forma negativa mas sim forma positiva um momento de descobertas a qual mudaria a visão so homem sobre o “homem”.

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