TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Computação em nuvem

Seminário: Computação em nuvem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  Seminário  •  386 Palavras (2 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 2

HISTÓRIA

Computação em nuvem

A grande tendência do momento é este termo “computação nas nuvens” ou “cloud computing” (em inglês).

Este termo surgiu pelo fato de a computação estar mudando de rumo, hoje você não vê mais como antigamente aquela vontade imensa de comprar um super computador, hoje o que você mais precisa, e o que mais precisará futuramente, será de mobilidade, portabilidade. Com isto os “supercomputadores” terão os seus destinos a quem realmente os precisa, mas os usuários comuns não os precisarão mais, tudo será baseado na internet, como hoje já está sendo feito, o grande centro das atenções nos dias atuais é a internet, em alguns anos, você que utilizará seu computador na internet, terá o espaço que precisar para guardar seus arquivos como documentos, fotos, vídeos e músicas na internet. Na década de 80, a tecnologia da informação era algo muito limitado e adquirir e manter um ambiente computacional eram algo impossível, pelo menos para a grande maioria das empresas.

Na década de 90, o computador pessoal (PC) toma conta de lares e escritórios, e o ambiente cliente/servidor com sistemas gráficos viabilizados pela interface Windows aproximou ainda mais a informática das pessoas, gerando uma utilização de grande escala. Nasce ali os sistemas de gestão integrados e o usuário começa a ganhar o poder da informação. Hoje os softwares são todos desenvolvidos para a internet, ponto de encontro de tudo e de todos, e assim estão sempre disponíveis em qualquer lugar, onde e quando o usuário precisa, sem necessidade de instalações aqui e lá, tendo como requisito único um navegador internet (browser). A grande disseminação do acesso de banda larga, e o crescente uso demandaram a criação de grandes centrais de processamento de dados, os data centers. Se você faz uma pesquisa, acessa seu e-mail, constrói um texto ou planilha diretamente no Google, com certeza estará usando o processamento dos milhares de servidores da empresa espalhados no mundo.

Hoje há milhares destes data centers, e é nestes locais que estão seus arquivos de e-mail, sua compra de passagens aéreas, sua reserva de hotel, sua conta bancária, a central que comanda seu telefone celular, e às vezes o sistema de gestão que a sua empresa utiliza. As informações estão em servidores espalhados pelo mundo, ou como se diz hoje na área de tecnologia da informação - estão na nuvem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com