TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Вiografia Comte

Artigo: Вiografia Comte. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/12/2013  •  Artigo  •  387 Palavras (2 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 2

AUGUSTO COMTE

Comte (Isidore-Auguste-Maria-François-Xavier Comte) nasceu em Montpellier, a 19 de janeiro de 1798. Era filho de Louis-Auguste Comte (fiscal de impostos) com sua esposa Rosalie Boyer.

Comte acusava seus familiares de avareza, culpando-os por sua precária situação econômica. Em contrapartida, seu pai e sua irmã exigiam dele maior participação dos problemas da família. Esses complexos laços familiares foram rompidos, deixando nele marcas profundas. Sua família era católica e partidária da realeza legitimista, enquanto que Comte era simpatizante das idéias republicanas.

Ingressando no Liceu em 1807, Comte virou aluno de grande destaque, porém implicante e indisciplinado com os seus superiores. Com “grande coragem”, Comte demonstrava sua indignação publicamente (indignação essa que seus professores também possuíam, mas não tinham coragem de revelar) com os cultos católicos que eram realizados para obedecer Napoleão. Além disso, ele não se submetia ao imperador Napoleão, chegando até mesmo a defender em sala de aula a expulsão dos franceses em sua invasão à Espanha.

Em outubro de 1814, Comte ingressou na Escola Politécnica de Paris, se aperfeiçoando em ciências, matemática e física, sofrendo maior influência do físico Sadi Carnot, do matemático Lagrange e do astrônomo Pierre Simon de Laplace.

Após a derrota de Napoleão, Comte permaneceu em Paris (mesmo com a Escola Politécnica tendo sido fechada) sofrendo influência de ideólogos como Destutt de Tracy, Cabanis e Volney, além de constantemente ler Adam Smith e Jean-Baptiste Say e outros.

Um ano após sua saída da Escola Politécnica, tornou-se secretário de Saint-Simon, por quem tinha grande amizade e cooperação. Porém, quando passou a se sentir independente de seu mestre, descordando de suas idéias, Comte rompeu seus laços intelectuais com Saint-Simon. Esse conflito entre os dois, culminou com a publicação de “Plano de Trabalho científicos necessários à reorganização da sociedade” escrito por Comte, do qual Saint-Simon discordava.

Em 1824 casou-se com Caroline Massin, da qual se separou em 1842. Dois anos depois, conheceu Clotilde de Vaux, a qual transformou sua vida e deu nova orientação ao seu pensamento, principalmente após sua morte em 1845. Comte transformou-a então “no gênio inspirador” de uma nova religião, cujas idéias se encontram numa extensa obra em 4 volumes.

Os últimos anos da vida, Comte transcorreram em grande solidão, sobretudo por ter sido abandonado por Littré, seu mais famoso discípulo, que não concordava com a idéia de uma nova religião.

Augusto Comte faleceu no dia 5 de Setembro de 1857.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com