TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicados e Conselhos direcionados ao Rei da Espanha

Por:   •  27/6/2023  •  Resenha  •  624 Palavras (3 Páginas)  •  40 Visualizações

Página 1 de 3

Izabela Jesus Pereira- TEXTO: Las Casas, Bartolomé de, o.p. (c.1474-1566). “Memorial del Obispo Fray Bartolomé de las Casas y Fray Domingo de Santo Tomás contra la perpetuidad de las encomiendas” (c.1560). In: De Regia Potestate. Madrid: CSIC, 1969, p. 228-234.

TEMA: Comunicados e Conselhos direcionados ao Rei da Espanha por intermédio dos Freis ordenados.

Súplicas e notícias: logo no início do texto, Bartolomé de Las Casas e Domingo de Santo Tomás se apresentam e mostram as pessoas pelas quais eles estão defendendo ao escrever para o Rei, ou seja, os caciques, senhores naturais e os povos nativos. Em seguida, eles comentam sobre as excessivas leis que os espanhóis colocaram sobre os indígenas, com isso, eles pretendem deixar o Rei ciente dos danos que essas leis poderiam causar.  Pelo menos cinco danos são mencionados no texto, como por exemplo, a perca no número de vassalos fiéis, redução nos aluguéis, dentre outras percas que de alguma forma iriam abalar a governança do Rei. Logo, alguns conselhos são dados ao Rei, com o objetivo de que ele seja um Rei católico e justo, para que as necessidades dos indígenas fossem supridas. Caso o Rei os ouvisse e colocasse os conselhos em prática, os danos sofridos anteriormente seriam substituídos pelos grandes benefícios.

Pedidos e conclusões de Las Casas: Las Casas inicia sua fala declarando que sempre esteve em defesa do bem dos nativos, ainda que as pessoas que iam governar os nativos fossem ambiciosas e não cumprissem as leis que asseguravam a segurança e bem-estar dos indígenas. Las Casas comenta sobre o governo tirânico que era injusto e cruel, o que resultava em cegueira, confusão, insensibilidade e falta de liberdade para os senhores e súditos. O Rei é obrigado a remover os impedimentos que impedem a salvação de seus súditos, pois caso contrário, ele será responsável pelos danos causados a partir dessa ação, mas, ao obedecer, muitos benefícios espirituais serão concedidos. Las Casas encerra trazendo algumas conclusões importantes, no total são oito conclusões que tratam sobre a injustiça das guerras, a usurpação dos reinos e senhorios da Índias, enconmiendas pobres, dentre outras declarações importantes.

O texto se divide em duas seções, o que deixa o texto bem articulado e de fácil entendimento. O autor se apropria de alguns elementos do gênero textual das cartas e de relatórios para construir o texto. Os argumentos utilizados são bem definidos e diretos que se complementam a cada parágrafo, logo, algumas palavras e expressões são repetidas, mostrando assim a importância que têm para o entendimento total do texto.

O texto se trata de um apelo de Las Casas e Domingo de Santo Tomás para que as autoridades da Espanha deixassem de praticar as enconmiendas e tratassem os nativos de forma justa e digna, porém, ao ler o texto, uma dúvida surgiu: Por que em alguns momentos os autores abordam sobre os muitos benefícios que o Rei teria caso explorasse as terras e os nativos com moderação? em qual proporção eles estavam defendendo os nativos e em qual proporção defendiam as autoridades espanholas?  

Eles argumentam que a exploração moderada dos povos indígenas das Américas seria benéfica tanto para os colonizadores espanhóis quanto para o próprio rei, mas não mencionam os benefícios que os nativos receberiam com tais explorações, já que estes só sairiam em prejuízo. Ele também argumenta que a exploração opressiva dos povos nativos traria consequências negativas, como por exemplo a diminuição da mão de obra disponível e a revolta dos povos indígenas, quanto ao papel do Rei, ao ler o texto, percebe-se que ele tinha um papel importantíssimo, já que ele deveria proteger os indígenas e garantir que eles fossem tratados de forma justa pelos colonizadores, porém, isso não estava acontecendo e foi isso que levou Las Casas a fazer o apelo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (76 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com