TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito

Exames: Conceito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  356 Palavras (2 Páginas)  •  802 Visualizações

Página 1 de 2

Conhecer, registrar e analisar as características da produção cultural e artística popular são recursos importantes para a construção da memória e da identidade de um povo. Nesse sentido, analise as alternativas.

I. No Brasil, existem diversas festas entendidas como manifestações da tradição popular, como por exemplo, as festas juninas.

II. As noções de “cultura popular” são construções utilizadas para diferenciar as crenças, os valores e os costumes do povo e das elites. Entretanto essas noções obscurecem os diálogos e as trocas entre os diferentes grupos existentes na sociedade.

III. Para o senso comum, há uma hierarquia na definição da cultura popular brasileira. Desse modo, aquelas manifestações culturais restritas a alguns grupos étnicos, religiosos ou regionais tendem a ser entendidas como de menor relevância para a cultura nacional.

São corretas:

I e III

III, apenas

I, II e III

II e III

I e II

A presença dos movimentos sociais é uma constante na história política do país, mas ela é cheia de ciclos, com fluxos ascendentes e refluxos (alguns estratégicos, de resistência ou de rearticulação em face da nova conjuntura e das novas forças sociopolíticas em ação). O importante a destacar é esse campo de força sociopolítico e o reconhecimento de que suas ações impulsionam mudanças sociais diversas. O repertório de lutas que eles constroem demarca interesses, identidades, subjetividades e projetos de grupos sociais. A partir de 1990, os movimentos sociais deram origem a outras formas de organizações populares, mais institucionalizadas, em que se destacam os movimentos sociais dos Sem Terra, movimentos sociais de mulheres e os movimentos homossexuais, os movimentos dos afro-brasileiros e o movimento indígena (todos esses considerados movimentos identitários e culturais). Há, ainda, os movimentos culturais dos ambientalistas e dos ecologistas, que cresceram muito após a ECO-92.

Maria da Gloria Gohn. Movimentos sociais: espaços de educação não-formal da sociedade civil. Internet: <www.universia.com.br> (com adaptações).

É possível se depreender desse texto a imensa diversidade dos movimentos sociais ocorridos no Brasil. Mas, independentemente dessa diversidade, é possível apontar alguns traços comuns nesses movimentos. Que traço(s) são esses?

A defesa da propriedade privada.

A luta pela propriedade no campo.

O requerimento de melhorias materiais, apenas.

A luta por direitos e a ampliação do exercício da cidadania.

A relação com a música popular brasileira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com