TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito de gênero

Projeto de pesquisa: Conceito de gênero. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  270 Palavras (2 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE ESTRUTURADA 02

 Conceito de Gênero

Diz a respeito ao conjunto das representações e práticas culturais e sociais, constituídas a partir das diferenças psicológicas entre os sexos.

 Violência no Gênero

Caracteriza-se por qualquer ato que resulte em dano físico ou emocional, sendo continuo com abuso de poder de uma pessoa contra outra, em uma relação pautada em desigualdade e assimetria entre os gêneros. Pode ocorrer nas relações íntimas entre parceiros, entre colegas de trabalho e em outros espaços relacionais.

Alguns exemplos dessas violências são agressões físicas, relações sexuais forçadas, maus tratos psicológicos e controle de comportamento. Pode ocorrer em ambos os sexos, mas as vítimas principais ainda continuam sendo as mulheres, especialmente nas sociedades em que as desigualdades entre homens e mulheres são marcantes.

 Orientação Sexual

Refere-se a como nos sentimos em relação à afetividade e sexualidade. Não se trata exclusivamente de sexo. O termo mais apropriado talvez seja orientação afetivo-sexual, ou romântica-sexual. Falo de orientação e não de opção, pois não é algo que possamos mudar de acordo com nosso desejo. Existem quatro tipos de orientação afetivo-sexual: os bissexuais se sentem atraídos pelos dois gêneros; os heterossexuais, pelo gênero oposto; e os homossexuais, pelo mesmo gênero. Os assexuados representam um caso singular, uma vez que podem apresentar uma orientação romântica, porém não sexual direcionada a algum dos gêneros (ou a ambos), ou não apresentarem orientação romântica e nem sexual.

 Identidade de Gênero

Costuma ser menos compreendida, faz referência a como nos reconhecemos dentro dos padrões de gêneros estabelecidos socialmente.

Existe muita confusão a respeito das relações entre orientação sexual e identidade de gênero, e a verdade é que não existe relação – são coisas completamente independentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com