TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Construção Civil

Trabalho Escolar: Construção Civil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  436 Palavras (2 Páginas)  •  995 Visualizações

Página 1 de 2

​A construção civil é um ramo da indústria nacional em que é possível observar com clareza como a mudança no mundo do trabalho tem atingido os países capitalistas periféricos nas últimas décadas. A sobreposição de práticas de precarização às frágeis condições de trabalho existentes é a característica mais gritante das transformações recentes nesse setor marcado pelo grande número de acidentes de trabalho graves (incapacitantes e fatais).

​A indústria da construção civil apresenta elevados índices de trabalhadores vinculados às obras de edifícios e de grandes estruturas, tais como: usinas hidrelétricas, pontes, viadutos, metrôs e torres de telecomunicações. E considerando que, no setor de construção civil, é relevante a possibilidade de um trabalhador se acidentar, adoecer e mesmo morrer, nota-se a existência de riscos que variam de acordo com a inserção do funcionário nos diferentes processos de trabalho.

​Constituindo-se de acidentes de trabalho, muitas vezes advindas dos elevados índices de trabalhadores que trabalham na área da construção civil, a problemática relatada em todo o mundo, por serem potencialmente fatais, incapacitantes e por acometerem, em especial, pessoas jovens e em idade produtiva, o que acarreta grandes consequências sociais e econômicas. Considerando que, no brasil grande massa de trabalhadores em situação de informalidade das relações contratuais tende a elevar-se para a condição de subnotificação acidentária, essa situação se agrava pelo fato de a população ser formada ainda por uma grande parcela de pessoas desconhecedoras de seus direitos. Por não conhecerem esses direitos os trabalhadores acabam admitindo a culpa pelos acidentes de trabalho e não procuram atendimento à saúde ou, quando o fazem, omitem esse problema e o relacionam ao trabalho.

​Mesmo em países mais desenvolvidos, apesar das consideráveis melhorias apresentadas nas últimas duas décadas no que se refere às questões da segurança do trabalho, o setor da construção civil permanece com desempenho bastante inferior às demais indústrias.

​O presente estudo faz-se necessário por três importantes razões: 1) sua ruptura na trajetória destes sujeitos, visto que desencadeiam uma mudança profunda em suas vidas; 2) sua irreversibilidade, pois deixam sequelas que serão carregadas por suas vitimas pelo resto de suas vidas, tanto físicas quanto psíquicas; 3) sua abrangência, já que não atingem apenas os acidentados, mas também suas famílias, que muitas vezes tem neles seu amparo financeiro.

​Dessa forma, o capítulo um foca-se no contexto histórico das construções civis, conceitos e espécies de acidentes e prevenções em construções civis, no capítulo dois serão citados as prevenções, a conscientização da empresa e do empregado e a segurança no local de trabalho e finalizando no capítulo três que será considerado os esforços provenientes da ação fiscalizadora dos órgãos governamentais e as normas regulamentadoras que focam a saúde do trabalhador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com