TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contra Reforma

Artigo: Contra Reforma. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  1.353 Palavras (6 Páginas)  •  453 Visualizações

Página 1 de 6

Contra-Reforma

O movimento reformista católico, também conhecido como Contra-Reforma, se desenvolveu desde a Idade Média quando os clérigos já percebiam a necessidade de uma revisão nas práticas eclesiásticas. No entanto, a tomada de ações mais incisivas contra a fragmentação do poder religioso só se desenvolveram com o aparecimento das religiões protestantes. Uma das primeiras medidas tomadas pela Igreja foi restabelecer o Tribunal do Santo Ofício, que atuou na Idade Média contra os movimentos heréticos. 

Durante o mandato do papa Paulo III (1468 – 1549) foi organizado um dos mais importantes eventos da história católica: o Concílio de Trento. Essa reunião teve como principal objetivo buscar uma definição da Igreja frente ao estabelecimento das religiões protestantes. Após os debates foi definida a reafirmação dos dogmas católicos, a preservação de todos os atos litúrgicos, a confirmação da transubstanciação, do celibato e da hierarquia clerical. 

Com relação à crise moral vivida no interior da Igreja, os participantes do Concílio reprovaram a venda de indulgências e incentivaram a criação de seminários teológicos responsáveis por aprimorar a formação religiosa dos futuros integrantes da Igreja. Em uma das reuniões realizadas pelos líderes católicos, ficou definido o “Index Librorum Proibitorum”, que consistia em uma relação de obras que não deveriam ser apreciadas pelos verdadeiros católicos cristãos. 

Entre outros livros relacionados estavam o “Elogio da Loucura” (Erasmo de Roterdã), as traduções protestantes da Bíblia, as obras do italiano Boccaccio e o Livro da Oración (Frei Luís de Granada). Outra ação que marcou o movimento da Contra-Reforma foi a criação das ordens religiosas. A mais importante delas foi a Companhia de Jesus, criada pelo clérigo Inácio de Loyola, fundada em 1540. Seu papel foi de grande importância na conversão religiosa dos povos colonizados no continente americano. 

A partir de então, a Igreja conseguiu fortalecer os seus laços e conter o galopante avanço da religião protestante. No entanto, o novo contexto de diversidade religiosa criou um mundo marcado por diferentes concepções de fé e vida. Dessa forma, a identidade do homem moderno se calcava em leque de possibilidades que, antes de tudo, realçava a sua individualidade e seu poder de escolha. 

Apesar disso, podemos ver que a sensação de liberdade oferecida pelo próprio protestantismo foi combatida por seus líderes. A intolerância religiosa e o combate à bruxaria também foram responsáveis por um movimento inquisidor entre os protestantes.

O que foi a contra-reforma

A Contra Reforma foi um movimento religioso e político feito pela Igreja Católica contra a Reforma Protestante e também em direção a uma renovação interna das atitudes, ética e políticas adotadas por papas e clérigos durante a Renascença. Internamente, o surgimento de novas ordens religiosas, como a dos jesuítas, pressionava a alta hierarquia católica pelas reformas, enquanto que o avanço do protestantismo na Europa fazia a Igreja perder seu poder espiritual e político. A reação da Igreja começou no período pontificial do papa Paulo 3.º, a partir de 1534, mas foi no Concílio de Trento (1545-1563) que a Contra-Reforma efetivamente começou a acontecer com o ataque à corrupção dos clérigos, o estabelecimento da Inquisição (1542) para combater a heresia, o envio de missionários para as partes do mundo descobertas e colonizadas por nações predominantemente católicas, como Portugal e Espanha, e o envolvimento político e militar de monarquias católicas contra as nações protestantes. Durante a Contra-Reforma, houve também tentativas de reconverter nações que eram católicas e aderiram à Reforma Protestante, como a Inglaterra e a Suécia.

Concílio de Trento

Para remediar os abusos da Igreja e definir com clareza sua doutrina, organizou-se o Concílio de Trento(1545-1563). O Concilio tomou uma série de medidas, entre as quais citamos:

Organizou a disciplina do clero: os padres deveriam estudar e formar-se em seminários. Não poderiam ser padres antes dos 25 anos, nem bispos antes dos 30 anos. 

Estabeleceu que as crenças católicas poderiam ter dupla origem: as Sagradas Escrituras (Bíblia) ou as tradições transmitidas pela Igreja; apenas esta estava autorizada a interpretar a Bíblia. Mantinham-se os princípios de valia das obras, o culto da Virgem Maria e das imagens. 

Reafirmava a infalibilidade do papa e o dogma da transubstanciação.

A conseqüência mais importante deste Concilio foi o fortalecimento da autoridade do papa, que, a partir de então, passou a ter a palavra final sobre os dogmas defendidos pela igreja católica.

A partir da Contra-Reforma surgiram novas ordens religiosas, como a Companhia de Jesus, fundada por Ignácio de Loyola em 1534. Os jesuítas se organizaram em moldes quase militares e fortaleceram a posição da Igreja dentro dos países europeus que permaneciam católicos. Criaram escolas, onde eram educados os filhos das famílias nobres; foram confessores e educadores de várias famílias reais; fundaram colégios e missões para difundir a doutrina católica nas Américas e na Ásia. "

Causas da Contra-Reforma Católica

 A Contra-Reforma Católica é um dos muitos temas históricos que divide os historiadores. A problematização começa desde o termo usado: deverá dizer-se Contra-Reforma ou Reforma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com