TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Crise Enomica Mundial

Artigos Científicos: Crise Enomica Mundial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/6/2014  •  1.212 Palavras (5 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 5

Fenomenos Eletrostaticos

Eletrizar um corpo eletricamente neutro é tornar diferente o número de cargas positivas do número de cargas negativas. Isso só é possível acrescentando ou retirando elétrons do corpo, tendo em vista que as cargas positivas, das quais os prótons são os portadores, encontram-se no núcleo dos átomos sendo impossível movimentá-las. São três as maneiras pelas quais é possível eletrizar um corpo eletricamente neutro:

Processos de eletrização

| Chama-se eletrização ao fenômeno pelo qual um corpo neutro passa a eletrizado. Os processos mais comuns para a obtenção da eletricidade estática são os seguintes.1. Por atrito Foi o primeiro processo de eletrização conhecido. Quando duas substâncias de naturezas diferentes são atritadas, ambas se eletrizam.2. Por indução Quando um corpo neutro é colocado próximo de um corpo eletrizado, sem que haja contato entre eles, o corpo neutro se eletriza. Esse fenômeno é chamado indução eletrostática.

O leitor que realizou as pequenas experiências que sugerimos até agora, já viu casos de eletrização por atrito e por indução. Assim, quando atritamos um pente, este se eletriza por atrito. Depois, quando aproximamos o pente eletrizado de pequenos pedaços de papel, o papel se eletriza por indução, e depois de eletrizado é atraído pelo pente (veja Capítulo IV).3. Por contato Quando um corpo neutro é colocado em contato com um corpo eletrizado, por meio de um fio condutor, o corpo neutro se eletriza.Um outro caso de eletrização por contato é o seguinte: quando duas substâncias de naturezas diferentes, ambas inicialmente neutras, são colocadas em contato durante muito tempo, com grande superfície de contato, ambas se eletrizarão. Este caso é mais difícil de ser observado, porque a eletrização de ambas é muito fraca .4. Por aquecimento Certos corpos, quando aquecidos, eletrizam-se, apresentando eletricidades de nomes contrários em dois pontos diametralmente opostos. O fenômeno é chamado fenômeno piroelétrico. É mais comum em cristais, como por exemplo, na turmalina.5. Por pressão Certos corpos, quando comprimidos, eletrizam-se, apresentando eletricidades de nomes contrários nas extremidades. O fenômeno é chamado fenômeno piezoelétrico. Também é mais comum em cristais, como por exemplo, turmalina, calcita e quartzo.-------------------------------------------------

Destes os mais importantes e que serão objeto desse trabalho serão os processos de eletrização por atrito, por contato e por indução. |

1. Eletrização por atrito

2. Eletrização por contato

3. Eletrização por indução

3. Eletrização por Indução

Podemos dividir esse processo em duas fases:

* fase de indução eletrostática

* fase de eletrização

A primeira fase de indução eletrostática, caracteriza-se pela separação de cargas positivas e negativas de um condutor provocada por outro condutor nas proximidades.

Para um condutor A, eletrizado positivamente, o potencial elétrico varia conforme o gráfico abaixo.

Se colocarmos um outro condutor B, inicialmente eletricamente neutro, entre os pontos X e Y, haverá movimento ordenado de cargas elétricas (corrente elétrica) no mesmo, pois entre dois de seus pontos há uma diferença de potencial (ddp). Essa corrente elétrica é formada somente por elétrons livres que irão, em movimento espontâneo, do ponto Y de menor potencial elétrico para o ponto X de maior potencial elétrico. Com a chegada de elétrons livres à região X, o potencial elétrico do ponto X diminui. Já na região de Y, as cargas elétricas dos átomos, que ali permanecem e que perderam elétrons livres (cátions), elevam o potencial elétrico de Y. Esse fenômeno ocorre até que os novos potenciais elétricos V'x e V'y dos pontos X e Y se igualem, atingindo o equilíbrio eletrostático.

Como o condutor B não recebeu nem cedeu elétrons, ele continua eletricamente neutro, apesar de ter sofrido uma separação de cargas e estar, dessa forma, polarizado. O condutor A, que provoca a indução, é denominado indutor e o condutor B, que sofre indução, édenominado induzido. Na fase de eletrização ligamos, através de um fio condutor (fio terra), qualquer ponto do condutor B (induzido) à Terra e observamos que ocorrerá novamente movimento ordenado de elétrons livres, pois entre esse ponto do condutor B (VB 0) e a Terra (V = 0) haverá uma diferença de potencial elétrico (ddp), até que seja novamente atingido o equilíbrio eletrostático, ou seja, até que o potencial elétrico de B se iguale ao da Terra.

Apesar de agora o condutor B ter ficado eletrizado negativamente, pois recebeu elétrons da Terra, não podemos afastar o condutor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com