TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO DA CHINA

Dissertações: DESENVOLVIMENTO DA CHINA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  674 Palavras (3 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 3

DESENVOLVIMENTO DA CHINA

Há 25 anos, as cidades chinesas eram pobres e sujas. O povo mal vestido passava fome. Ninguém tinha telefone, carro nem televisão. A China hoje está virando potência. A China é doze vezes mais rica hoje do que 25 anos atrás. Sua economia equivale á soma das existentes no Brasil, no México e na Rússia. Xangai, a maior cidade do país, concentrando 20% da construção civil do mundo. Por tudo isso, a entrada da força de trabalho chinesa no capitalismo global será uma bomba com potencia para produzir efeitos durante 50 anos. Estima-se que haverá meio milhão de adultos para ser despejados na produção global com custo muito baixo.

Depois da fundação da República Popular, em 1949 e principalmente depois de conduzir uma política de reforma e abertura, em 1978, a Nova China obteve êxito notáveis em seu desenvolvimento econômico e social. Em 1988, o PIB alcançou 7,955,300 milhões de yuans, a preços comparáveis, aumentando 6,4 vezes em relação a 1978. Ocupam o primeiro lugar mundial alguns dos seus produtos industriais e agrícolas, como os cereais, algodão, carnes, oleaginosas, carvão e aço, cimento, tecidos e televisores, cuja produção esteve atrasada durante muito tempo.

De acordo com a teoria de construir o socialismo com características chinesas o Partido Comunista da China, realizado em 1987, definiu a estratégia de três metas para o desenvolvimento econômico chinês:

1. sobre a base de 1980, duplicar o PNB e resolver o problema da alimentação e vestuário. Isto se conseguiu em fins da década de 80;

2. quadruplicar o PNB com referência a 1980 em fins do século XX, Este objetivo também se cumpriu com antecipação em 1995. "Para estabelecer novas metas de trabalho, o Governo chinês preparou para a Economia Nacional e o Desenvolvimento Social e das Metas de Perspectiva para o Ano 2010". As principais metas de trabalho (1996-2000) foram: conseguir em todos os aspectos, a disposição estratégica da segunda meta da modernização, quadruplicar o PNB per capita de 1980, considerando que em 200 a população será de cerca de 300 milhões de indivíduos mais do que em 1980; eliminar basicamente o fenômeno da pobreza e possibilitar ao povo alcançar nível de vida modestamente confortável e formar a estrutura de economia de mercado socialista relativamente completa. Realizadas essas metas, a força produtiva sócia, o poder integral nacional e o nível de vida do povo da China, se colocarão em nova posição, a fisionomia socioeconômica terá experimentado grande mudança e assentará sólida base para alcançar a modernização na terceira meta.

Antes da reforma e abertura, existia na China uma economia única, de propriedade pública, que necessitava de dinâmica. A partir de 1978, quando se começou o processo de reforma e abertura, ao mesmo tempo em que persistia na propriedade pública, o Governo promoveu o desenvolvimento de vários elementos econômicos. As economias de propriedade individual e privada tiveram desenvolvimento relativamente rápido. Em fins de 1997, a China tinha 29,47 milhões de empresas individuais e privadas de indústria e comércio registradas com 65,87 milhões de empregados, 236 mil empresas de investimento conjunto chinês-estrangeiro, de gestão cooperativa chinês-estrangeiro e de capital exclusivamente externo, com fundo externo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com