TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIAMANTE DE SANGUE

Casos: DIAMANTE DE SANGUE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/8/2014  •  622 Palavras (3 Páginas)  •  583 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Estácio de Sá do Rio de Janeiro – Campus S. João de Meriti

Faculdade de História – Trabalho de Geo-História

Aluno João Carlos da Silva – Matricula 201001389166

Professora Talita Veloso

Resumo critico do filme

DIAMANTE DE SANGUE

O filme Diamante de Sangue pode-se dizer, que foi de fato o que representou os vários os acontecimentos escandalosos que se sucederam, no continente africano. Está aventura se dá em “Serra Leoa, final da década de 90. O país está em plena guerra civil, com conflitos constantes entre o governo e a Força Unida Revolucionária (FUR).” (1)

Em meio a uma guerra civil em que a população é martirizada e escravizada, com o propósito de também amedrontá-la e assim fazê-la fugir para o exílio, tentando desta forma desestabilizar o governo. O filme mostra também a atuação paramilitar, grupo que procura proteger seus interesses tanto honestos como escusos, no como a exploração e contrabando de diamante e todo tipo de atividade ilícita.

O governo é corrupto, procura de todas as formas se manter no poder, e assim desviar os recursos do país; percebe-se na verdade, é que o país não é pobre, ele é sim depenado em todas as suas formas possíveis dos seus recursos naturais, desviando-os para fora do país. A maldade chega a ponto de seus habitantes desejar ser um país sem recursos naturais, e assim estaria livres desses opressores.

O filme nos faz ver que tudo isso se passa com a indiferença das nações “civilizadas” internacionais, que fazem “vista grossa”, diante dos massacres, da escravidão e do aliciamento de menores para a guerrilha; fazendo de conta que pune estas atividades. Até que um dos grandes contrabandistas resolve falar a verdade, como funciona o sistema de contrabando de diamante e como chega de forma legalizada no “primeiro mundo”.

A imprensa, na pessoa de uma jornalista implacável pela justiça investiga e trás a verdade desse tipo de atividade trás à tona, o funcionamento de um sistema que alimenta o todo circulo de violência contra um povo e seu país, devastado pela opressão dos poderosos.

O filme nos faz ver que Serra Leoa é somente a “ponta de iceberg” do que acontece de real no mundo, principalmente no continente africano, onde se matam seus habitantes, escraviza seu povo e rouba seus recursos, acontecendo debaixo dos olhos de todo o mundo, que não os vê, e recebendo o apoio também de nativos que se juntam com estes estrangeiros para saciar suas sedes de ganâncias. Vemos que pelo menos agora tem vindo ao conhecimento do publico, graças a filmes como esse.

(1) Extraído da Sinopse do filme.

COMPARATIVO ENTRE O FILME DIAMANTE DE SANGUE E O LIVRO O PREÇO DA RIQUEZA

O comparativo do filme Diamante de Sangue com o livro O Preço da Riqueza, é interessante pois, seria dizer da exploração descomunal e sem precedente; o que a natureza levou milhares de anos para formar e produzir, o homem senti-se no direito de extrair de formar desordenada e gananciosa, não levando em conta as conseqüências brutais disto no meio ambiente, o uso inconsciente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com