TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Aspectos Geográficos: Diamante de Sangue

Por:   •  14/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.255 Palavras (10 Páginas)  •  1.741 Visualizações

Página 1 de 10

ESCOLA ESTADUAL SENADOR JOÃO BOSCO RAMOS DE LIMA

Aspectos geográficos: Diamante de Sangue

Manaus, AM

2015

              Eduarda Karolyn Almeida da M. Borges

              Esthefany K. Souza Santos

              Guilherme de Souza Lima

              Gustavo Castro de Aquino

              Mickaelly Christinne Guimarães  Albuquerque

              Nara Cristina Araújo Pessoa

              Paulianny Bentes Rocha

              Sara Pereira da Silva

Aspectos geográficos: Diamante de Sangue

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             [pic 1]

        

Manaus, AM

2015


Introdução

Neste trabalho iremos abordar os aspectos geográficos do filme Diamante de Sangue. A história do filme se passa em Serra Leoa e mostra a violência da guerra que ocorreu no país, com conflitos constantes entre o governo e a Força Unida Revolucionária (FUR). Os motivos que são responsáveis pelos conflitos armados no continente africano derivam do processo de colonização e independência dos países africanos o que indica diretamente as consequências que atinge o continente nos aspectos econômico e social da população. Os colonizadores europeus na África, mantiveram somente os interesses próprios, da Metrópole, sendo assim a divisão territorial do continente não levou em conta as diferenças étnicas e culturais da população local. Diversos povos muitas vezes rivais foram colocadas em um mesmo território, enquanto que grupos de uma mesma etnia foram separados.

No país africano, Serra Leoa na década de 90, o filme acompanha a historia da guerra civil pelo controle das minas de diamantes. Nessa guerra houve muitos refugiados, pessoas que perderam suas famílias, casas, sua liberdade, que foram levadas como escravos pelas FUR, para explorar as minas de diamantes.

Nessa guerra, a FUR lutava de todas as formas contra o governo para ter o continente para se, a década de 90 foi os piores anos para os africanos, lá havia muita desigualdades, como até hoje há, as invasões contras as aldeias eram constantes pela a FUR, eles sempre estavam a procura de novos escravos.


Aspectos Geográficos: Diamante de Sangue

      "Diamante de sangue" é a expressão que qualifica a exploração de países em crise à custa de vidas humanas para se tornarem objeto de um complexo esquema de contrabando. Serra Leoa, continente africano. O país com o pior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do mundo. O ano é 1999 e o país está em guerra. A Frente Unida Revolucionária (FUR), constituída por guerrilheiros locais, pretende assumir o controle do território, dos recursos naturais e dissemina violência por todo o país. As tropas do governo também atuam violentamente, pois pretende garantir para si o controle dos recursos naturais, especialmente o diamante, produto de alto valor comercial. E o número de mortos, feridos, mutilados e refugiados por conta do conflito é imensurável.

Localização:         

        Serra Leoa, oficialmente República da Serra Leoa, é um país da África Ocidental, que fica no continente africano. É delimitada com a Guiné ao norte e nordeste, a Libéria a sudeste, e com o Oceano Atlântico ao sudoeste. Abrange uma área total de 71.740 km² e sua população é estimada em 6 190 280 habitantes, de acordo com dados da CIA em 2013. O país possui um clima tropical, com um ambiente diversificado variando de savana para florestas tropicais. É uma república constitucional que compreende quatro províncias. A capital da república é Freetown, sede do governo, principal centro econômico e maior cidade do país, com aproximadamente 1,2 milhão de habitantes. 

[pic 2]     [pic 3][pic 4]

Espaço Urbano:

Ambientado durante a Guerra Civil de Serra Leoa em 1996-2001, o filme retrata um país dilacerado pela luta entre partidários do governo e forças insurgentes. Ele também retrata muitas das atrocidades dessa guerra, incluindo amputação pelos rebeldes de mãos de pessoas para desencorajá-los de votar nas próximas eleições. Isso acontece logo nas primeiras cenas do filme, o pai acorda para levar o filho a aula e para ir para o trabalho para ganhar o seu ganha pão, Solomon é pescador e faz essa rotina todo dia, na volta para casa ele é surpreendido pelos saldados da FUR, que acaba invadindo a sua aldeia da etnia Mende, ele é separado de sua família, os saldados começam a colocar o terror, eles sempre vão atrás de homem, crianças e raramente de mulher, eles pegam adolescente para formar em soldado da forças insurgente, para quando eles ficarem maior possa ocupar grandes cargos.

Solomon é levado a um campo de mineração de diamantes, onde é obrigado a trabalhar. Lá encontra um raro diamante cor-de-rosa, que tem cerca de 100 quilates. Solomon consegue escondê-lo em um pedaço de pano e o enterra, mas é descoberto por um integrante da FUR. Nesse exato momento ocorre um ataque do governo, que faz com que o Solomon e vários presentes sejam presos. Ao chegar na cadeia lá está Danny Archer, um ex-mercenário, que dedica-se a contrabandear diamantes da Libéria, de onde são vendidos a grandes corporações. Danny ouve um integrante da FUR acusar Solomon de ter escondido o diamante e se interessa pela historia, Danny sai da cadeia e o Solomon também, propondo-lhe um trato ao Solomon, que ele mostre onde está escondido o diamante e em troca ele teria a sua família.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (219.8 Kb)   docx (54.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com