TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aspectos Esconomicos Do Filme Diamante De Sangue

Exames: Aspectos Esconomicos Do Filme Diamante De Sangue. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/4/2014  •  575 Palavras (3 Páginas)  •  939 Visualizações

Página 1 de 3

RESUMO

No inicio do filme Wall Street, O dinheiro nunca dorme, é mostrado o corretor Gordon Gekko, saindo da cadeia depois de 8 anos recluso por fraudes financeiras. E Assim a globalização, como as coisas mudaram, com o nascimento de novas tecnologias da uma sensação de muito tempo quando seus pertences são mostrados.

Como fundo principal do filme é elucidada a crise financeira de 2008 onde a valorização dos imóveis e excesso de credito e fácil financiamento, como mostrado no filme, quando a mãe do corretor Jake tenta vender suas casas, e acaba tomando alguns calote devido ao não pagamento das hipotecas.

Com o estouro da bolha imobiliária o risco de recessão econômica americana era muito grande, por conta da crise financeira que se instaurava. Muitas empresas quebraram por conta do prejuízo bancário. Em um primeiro momento é focado os grandes saltos com a grande quantidade de crédito e do capital especulativo, onde gera guerras de poder nesse cenário. Em uma reunião é pedido socorro ao banco central americano (FED) para injeção de recursos e estabilização da economia da alta inflação. E retratando a movimentação de banqueiros e bancos na busca de recursos para que não viessem quebrar.

O problema financeiro americano foi sentido em todo o mundo, fazendo que não só empresas americanas falissem, mais em todo o resto do mundo.

Tendo em vista o desenvolvimento de novas tecnologias o capital intelectual, aponta como Jake, se tornou um dos maiores corretores em wall street, amparado por um tutor, que custeou todos seus estudos, para que ele poderá ser um ótimo corretor e assim poder ajudar junto com outras pessoas a desenvolver tecnologias sustentáveis de energia, e mostrar que é possível que haja uma nova crise na área ambiental.

DIAMANTE DE SANGUE

Diante de um cenário politico degradante, marcado por tanta desigualdade corrupção e mortes, o pais que estava no meio de uma guerra civil, por causa dos seus preciosos diamantes, tinham como pano de fundo a má distribuição de renda vindas do comercio dessas pedras preciosas, que não eram repassadas pelo governo para população que vivia em um estado de extrema pobreza. Por esse motivo forças revolucionarias de serra leoa tentaram destituir o governo, fazendo com que o povo não votassem com extremo requinte de crueldade cortavam seus braços como mostrado no filme.

Muitas dessas pedras, também tinham como finalidade troca por armas para combater contra o governo.

Vale notar que, tais diamantes ‘’sujos’’ retirados dessas jazidas eram exportados de forma irregular para outros países, para satisfazer as necessidades de outras empresas. De forma que ninguém ficasse sabendo, o contrabando tornava-se fácil carregados de varias formas. E por fim acabam se misturando a pedras de outros países.

O extrativismo mineral é abundante porém o contraste entre tanta riqueza e desigualdade social é muito grande, o que é explicado no filme pela exploração da riqueza e sua extração no estado bruto, e exportação para países industrializados, de modo que partes desse lucro fica nesses países. Capitalismo de Países desenvolvidos X Capitalismo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com