TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIVERSIDADE HISTÓRICA

Tese: DIVERSIDADE HISTÓRICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  Tese  •  1.163 Palavras (5 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 5

A diversidade começou com a chegada dos colonizadores em nosso país, envolvendo os nossos descendentes os índios um novo conhecimento de civilização. A partir dai temos uma grande variedade de diversidade histórica, cultural, linguística, sendo passada as gerações futuras.

Segundo os textos a nossa diversidade é parte do nosso patrimônio, pois são heranças as quais devemos nos orgulhar, porque fazemos parte dessa grande história o nosso Brasil.

2.1 DIVERSIDADE HISTÓRICA

Quando pensamos nos primeiros povoadores do Brasil, a chegada dos portugueses nos vem à cabeça. Mas isso está mudando, pois em alguns livros didáticos já temos presente a história dos povoadores indígenas como as primeiras populações que habitaram o território brasileiro.

Mesmo depois de os povos indígenas terem passado pelo processo de conquista e extermínio, eles nos deixaram diversas práticas culturais.

A culinária brasileira herdou vários hábitos e costumes da cultura indígena. Além da influência indígena na culinária brasileira, herdamos também a crença nas práticas populares de cura derivadas das plantas.

A influência cultural indígena na sociedade brasileira não para por aí: a língua portuguesa brasileira também teve influência das línguas indígenas. Várias palavras de origem indígena se encontram em nosso vocabulário cotidiano.

Os povos indígenas deixaram para a sociedade brasileira uma diversidade cultural que foi importante para a formação da população brasileira.

2 DIVERSIDADE CULTURAL

A diversidade cultural pode ser, definido com o conjunto de todos os direitos e obrigações de cada ser humano.

É necessário avaliar a diversidade cultural e promover a coexistência de culturas, grupos étnicos, tecnologias da comunicação e da informação.

A cultura adquire formas diversas através do tempo e do espaço. Sua defesa, tem o compromisso de respeitar os direitos humanos e as liberdades fundamentais dos povos que à pertencem . A diversidade é um patrimônio da humanidade é um regime internacional. Ninguém pode invocar a diversidade cultural para violar os direitos humanos, nem para limitar o seu alcance.

A inclusão e a participação de todos os cidadãos, garantem a diversidade, na sociedade civil e a paz, elas são favorecida pelas políticas, garantindo a livre circulação das ideias para que todas as culturas possam se expressar e serem conhecidas. Dando liberdade de expressão artística e ao conhecimento científico e tecnológico. A diversidade cultural é entendido, como um crescimento económico é uma ligação entre a existência intelectual, afetiva, moral e espiritual passando de gerações presentes e futuras.

Todo o ser humano tem o dever de respeitar o seu semelhante e de aceitar as diferenças de cultura, raça, religião e sexual.

A diversidade cultural é um património comum da humanidade é onde o ser humano deve reconhecer e respeitar a expressão de cada um.

Nós seres humanos devemos defender o direito à existência e à igualdade de oportunidades para todos.

2.2 DIVERSIDADE LINGUÍSTICA

A diversidade linguística funciona como um recurso comunicativo do dia-a-dia .No Brasil de hoje são faladas cerca de 210 línguas. Os grupos indígenas falam cerca de 180 línguas e as comunidades de descendentes de imigrantes, cerca de 30 línguas. Existem duas línguas de sinais de comunidades surdas, línguas crioulas e práticas linguísticas, muitas já reconhecidas pelo Estado, e em outras comunidades afro-brasileiras. Finalmente, há uma grande variedade da própria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com