TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIVERSIDADE NA CONTEMPORANEIDADE

Trabalho Escolar: DIVERSIDADE NA CONTEMPORANEIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  1.071 Palavras (5 Páginas)  •  1.050 Visualizações

Página 1 de 5

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

(A DIVERSIDADE NA CONTEMPORÂNEIDADE)

Arapiraca - AL

2013

TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

(A DIVERSIDADE NA CONTEMPORÂNEIDADE)

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Sociedade e Diversidade no Contexto Educacional; Processo Educativo no Contexto Histórico Filosófico; Comunicação e Linguagem; Seminário 1. Profs.: Okçana Battini, Bernadete Strang, Fábio Luiz da Silva, Lilian Salete A. M. Lima e Marcia Bastos.

Tutora eletrônica: Anamaria Basoli da Silva.

Tutor(a) de sala: Taciana Cabral de Menezes.

Arapiraca – AL

2013

Este trabalho tem por finalidade descrever a importância da diversidade humana em seus mais variados aspectos dentro de nossa sociedade contemporânea, e de forma clara, mostrar que a diversidade é muito mais do que um conjunto de diferenças nas quais estão exteriorizadas em cada indivíduo. No entanto, buscaremos enfatizar que a mesma faz parte das características do individuo em constante transformação, e contribui na troca de experiências entre os diversos grupos existentes, fazendo com que cada indivíduo observe o outro grupo com um olhar mais justo e humanizado, sem que ocorra uma avaliação relacionada a juízo de valor daquilo que é considerado diferente, e crie o entendimento de como estas diferenças se produzem e se reproduzem em nossa sociedade. Esperamos contribuir um pouco em suas reflexões inerente a este tema bastante interessante.

A Diversidade na Contemporaneidade.

Sabemos que nos dias atuais as reflexões sobre a educação e diversidade torna-se cada vez mais importante, devido a grande necessidade de mudanças que sejam capazes de promover uma educação pluralizada, onde todos tenham acesso de forma plena. Ao entrarmos no campo da diversidade, estaremos tratando a respeito da construção histórica, social e cultural das diferenças nas quais estão estritamente ligadas à relação do homem com a sociedade na qual se encontra inserido. Sobretudo, quando nos dirigirmos ao termo diversidade, de certa forma também nos relacionamos à construção das identidades, na situação das desigualdades e das lutas sociais, que segundo Marx (1848) “A história da humanidade é a história da luta de classes”.

Sobretudo, é de suma importância que a escola considere essa etapa histórica que estamos passando, com a intenção de oferecer uma educação de qualidade para todos, procurando superar a resistência de muitos em aceitar o outro com suas diferenças. Nesta linha de raciocínio, diz Freire:

Aceitar e respeitar a diferença são uma dessas virtudes sem o que a escuta não se pode dar. Discrimina-se o menino ou menina pobre, a menina ou o menino negro, o menino índio, a menina rica; se discrimino a mulher, a camponesa, a operária, não posso evidentemente escutá-las e se não as escuto, não posso falar com eles, mas a eles, de cima para baixo. Sobretudo, me proíbo entendê-los. Se me sinto superior ao diferente, não importa quem seja, recuso-me escutá-lo ou escutá-la. O diferente não é o outro a merecer respeito é um isto ou aquilo, destacável ou desprezível. (FREIRE, 2002, p. 136)

Nesse aspecto, procuramos mencionar algumas diferenças que estão presentes em alguns pontos do Brasil. A seguir faremos uma abordagem da diversidade em seus seguintes aspectos: Histórica, Linguística e Cultural.

DIVERSIDADE HISTÓRICA

IMAGEM: 01 IMAGEM: 02

Na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com