TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desigualdade E Diversidade

Artigos Científicos: Desigualdade E Diversidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  1.390 Palavras (6 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 6

1 INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é proporcionar uma reflexão analítica sobre a sociedade brasileira, onde serão abordados temas sobre as desigualdades sociais, o crescente estado de miséria, a má distribuição de renda, os salários baixos, o desemprego, a fome que atinge milhões de brasileiros, a marginalidade e a violência que se manifesta diariamente onde apresentam nas mais diversas situações e principalmente contra o afro descendente.

A diversidade que diz respeito à variedade e convivência de idéias tais como diferentes hábitos, linguagens, comportamentos, valores morais, crenças e símbolos, apontando possíveis sugestões para o desenvolvimento que possam ser adotadas para atuação das disparidades nacionais.

2 DESENVOLVIMENTO

No Brasil temos um grande ponto positivo que é a diversidade, temos variadas culturas, povos e etnias.

Toda essa diversidade é percebida até mesmo por um olhar, através das vestimentas, línguas, comportamentos, costumes, religião, cor de pele e muito mais, se realizarmos uma viajem pelo Brasil vamos conhecer pessoas completamente diferentes uma das outras, através dessa viajem podemos perceber que a forma de se viver é diferente, até mesmo as comidas diversificam de acordo com as regiões.

Com toda essa diversidade em nosso país é comum termos estranhamentos, pois são comportamentos diferentes, o que não podemos deixar acontecer é achar que a forma que eu vivo, os costumes do meu povo é o certo e o do outro o errado, não aceitar as diferenças chama-se etnocentrismo, uma forma preconceituosa de pensar que os costumes e atitudes do outro é errado ou inferior da que eu vivo. Temos que aceitar, respeitar as diferenças e aprender a lidar com elas, num país considerável rico em diversidade não devemos ter atitudes preconceituosas e racistas.

A exclusão social no Brasil é muito grande, e isso nos mostra o tamanho da desigualdade em nosso país. Durante anos sofremos com isso, mas a população não toma nenhuma iniciativa para tentar mudar essa situação. Não podemos nos conformar em uns terem tanto e outros praticamente nada, uns desperdiçam comida e outros morrem de fome, precisamos pensar no coletivo e buscar nossos direitos como cidadãos.

Foi a partir do capitalismo que a desigualdade ficou evidente, “A pobreza acentuou – se no século XVI com a dissolução do mundo feudal e o surgimento do capitalismo. Houve uma expulsão dos camponeses das terras que lhes forneciam meios para subsistência e essas pessoas não tiveram como reproduzir sua vida e começaram a viver de ajuda e caridade alheia” , afirma o professor Ricardo Musse, doutor em Filosofia da Universidade de São Paulo.

Ser um país diversificado não significa ser um país desigual, poderíamos ser esse país diversificado e não ter tantas desigualdades.

A Desigualdade social só acontece porque existe uma má distribuição de renda na população, e a maioria, claro com poucos recursos em saúde, educação, lazer, habitação, segurança e entre outros, que consequentemente gera mais desigualdade, pois uma pessoa com poucos estudos tem mais dificuldade de arrumar um bom emprego. Nos últimos anos tivemos evolução nas taxas de desemprego, desigualdade e no percentual de famílias classe média, alguns projetos governamentais nos ajudaram, mas não são suficientes, tem que se criar e inovar mais, pois temos capacidade de ser um país sem miséria, com pessoas tendo o básico de viver uma vida digna.

Podemos perceber visualmente a desigualdade dentro de uma cidade e até mesmo dentro de um bairro, em uma cidade, por exemplo, vemos bairros com casa e carros luxuosos e pessoas bem vestidas e do outro lado, temos casas simples ou até mesmo barracos, pessoas que mal tem dinheiro para pagar um ônibus.

Com tanta desigualdade gera – se outro fator preocupante que é a violência e que cresce cada dia mais, ela se concentra mais em uma determinada área de um bairro ou cidade, as mais pobres e com maior concentração de favelas. O que surpreende é o percentual de violência concentrado nessas áreas, mas parece que as autoridades ainda não perceberam isso, pois as áreas mais pobres e com maior percentual de violência tem menos policiamento do que nas áreas menos afetadas. Pesquisas mostram que áreas com maior quantidade de violência possuem maior nível de desigualdade, pois o número de casas por espaço é maior do que o normal, o número de pessoas por habitação também é maior, a renda mensal por família é menor e toda a infra-estrutura governamental também é bem menor do que em outras áreas.

O Brasil é um dos países mais violentos do mundo, em 2010 tivemos uma média de 100 pessoas mortas por dia, entre 2004 e 2007 foram 147.343 mortes por arma de fogo, precisamos parar pra pensar o porquê de tanta violência, os governos precisam tomar mais atitudes, e as pessoas precisam ser mais tolerantes, a média de assassinatos é o dobro do que a ONU considera tolerável (dez para cada cem mil habitantes). Esses dados nos fazem perceber o tamanho da ineficiência da segurança pública, cada dia mais cresce o medo de sair de casa, a sensação de insegurança é muito grande e faz com que as pessoas fiquem presas dentro de sua própria casa para evitar ser a próxima vitima.

3 DESENVOLVIMENTO

O Brasil é o maior país fora do continente africano em população afro descendente, foi o que mais escravizou negro e o último a abolir a escravidão. Os afro descendetes sofre muito com a desigualdade e a violência, dados que nos deixam realmente preocupados, pois

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com