TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desigualdade social

Por:   •  27/10/2015  •  Dissertação  •  642 Palavras (3 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 3

Desigualdade social

A desigualdade social é um problema que atinge as classes sociais menos favorecidas, abrangendo vários fatores sociais, tais como: a distribuição de renda, a distribuição entre os níveis culturais e educacionais, diferencias sociais, onde busca colocar a raça branca em supremacia, relegando a planos inferiores as demais raças, além de destacar as diferenças regionais e de gênero.

No nosso caso a falta de consideração com o povo é muito grande, estamos entre os dez países do mundo a ter o PIB mais alto, porem somos o oitavo com maior índice de desigualdade social e econômica do mundo. 
É importante discutirmos, pois acorrupção, a má distribuição de renda, má administração dos recursos levam a população a uma miséria ainda maior, a discussão dos problemas sociais, traz a formação de opiniões mais embasadas e fundamentadas aos cidadãos que tem o interesse na discussão e na resolução dos problemas sociais. 
O caminho para a mudança é esse, cada cidadão ter seu conhecimento e seu posicionamento sobre os problemas enfrentados pela população e cabe a todos a uma mudaça, pois a desigualdade envolde varios aspecto sendo elas:

Desigualdade economica: entre distribuição de renda; que aponta para uma distribuição de renda entre as classes sociais; 
Desigualdade racial: desigualdade entre raças: negro, branco, amarelo e pardo; envolvendo os conflitos entre negros e, brancos, amarelo, pardo e outras etnias; 
Desigualdade regional: desigualdade entre regiões, cidade e estados; que estabelece os diferentes modos de vida e cultura entre estados, cidades e regiões;
Desigualdade gênero: desigualdade entre sexo (homem e mulher) este sinalizando as diferentes situações 
e posições sociais entre homens e mulheres.
A relação entre o movimento rolezinho e a desigualdade social é que o movimento, em questão nada mas é, do que o reflexo da exclusão de certa classe social, onde o movimento visa a integração e socialização de pessoas exclusivamente de classe baixa em ambientes publicos onde nenhum tipo de pessoas poderá ser descrimindo ou banilizado. 
O indice de desenvolvimento umano (IDH) é um indicador de qualidade de vida da população de um determinado local. 
É a partir desses indicativos, que se faz necessário estudar o tema, procurando a corrigir as distrações existentes na sociedade. 
O texto um apresenta os diferentes tipos de desigualdades sociais apontando as classes onde elas se faz presente. No texto dois, percebe-se que as classes sociais menos favorecidas, lutam pela conquista de direitos, tais como: justiça, tratamento igual para todos, conforme consta na Constituição Federal de 1988, melhoria na educação, saúde e mais oportunidade de emprego, combate á violência e a discriminação social e ao preconceito.
Destaca as manifestações de rua e os movimentos sociais realizados por essas classes, na luta pela conquista de mais espaço na sociedade, e conforme sabemos dos relatos, esta longe de se conseguir na totalidade o que se busca, mas alguns resultados positivos desses movimentos para alguns avanços já obtidos.
A relação entre o rolezinho é as desigualdades sociais apresentados nos textos um e dois, aponta para a busca de melhores espaços dos jovens brasileiros de classes média e populares , nos espaços onde frequentemente são frequentados pelas classes mais favorecidas.
Com relação ao IDH apresentado no texto0 três a de se analisar, que as diferencias do índice 
de desenvolvimento humano entre o países, são os fatores que contribuem muito para a existência das desigualdades sociais, visto que, quem tem melhor desenvolvimento humano, disfrutam melhores espaços na sociedade. Pode-se perceber que essa situação está voltada para implantação de politicas públicas para essa área da sociedade.
Desse modo os três textos abordam as questões diversas que geram as desigualdades sociais e apontam ações que permitem a diminuição dessas desigualdades, quando trabalhadas visando um fim social que beneficie a todos.
Essa reflexão voltada para as questões sociais mim ajudaram a compreender como as desigualdades sociais influenciam na vida das pessoas e das classes sociais e como a participação ativa das pessoas contribuem para mudar o comportamento da sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (42.8 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com