TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desmundo

Resenha: Desmundo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  Resenha  •  753 Palavras (4 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 4

O filme Desmundo conta a história de Oribela, uma jovem portuguesa, órfã, mandada de Portugal para o Brasil, ela e mais dez jovens para desposar colonos da América portuguesa séc XVI.

Todas essas jovens ao chegarem, após se cuidarem são levadas para um lugar onde são oferecidas a seus pretendentes por uma intermediaria. Este fato, devido a um pedido feito a Portugal porque não havia mulheres brancas para os colonos diante da influência religiosa para que os homens não entrassem ou continuassem no vida de pecado, isso dá a entender diante da condenação feita pelo padre por estarem se relacionando com as brasis (índias).

Todas ao chegarem são oferecidas para seus pretendentes e Oribela se demonstra “rebelde” por fazer seu possível protesto cuspindo na face do seu, não se casa com este e sim com Francisco Albuquerque escolhida por ele.

Ao chegar em sua nova casa, enfrenta as adversidades do local, o fato de ser religiosa e a sentença de ser obrigada a passar a noite com seu marido se aproxima. Apesar de Francisco ainda demostrar “respeito” a sua tensão é grande o tempo todo, até que um mercador de escravos aparecer e ao oferecer uma ferramenta de costura pelo próprio marido, ao pegar este objeto sua mão encosta na mão do mercante e surge um clima entre esses dois despertando ira e ciúmes de Francisco.

Com isso ele a “repreende” com chicotadas e por final a estupra. A jovem a noite foge de casa e, vai à praia em busca de uma chance de voltar a sua pátria, seu objetivo e desespero principal. Para sua infelicidade alguns homens a encontram mas diante da realidade de homens sem mulheres e com valores daquele lugar e tempo disputam por sua posse atrás de dinheiro e vendo que não tem tenta estupra-la, mas antes chega seu marido e executa a todos ali, retornando com sua esposa para casa.

Oribela fica presa, acorrentada como castigo, após alguns dias quando entra em desespero seu esposo a solta, ela demonstra por um tempo que se conformou com sua vida mas em uma noite foge novamente e encontra o mercador e pede refúgio a ele, mesmo contestando um pouco sede e dá abrigo a jovem.

Ao passar os dias eles começam a se conhecer melhor e surge uma paixão entre os dois, ela ainda com o desejo de retorno a Portugal fica a espera de uma nau e ele, Simão dias, aguardando. Contudo, Francisco marido de Oribela está na vila a procura da esposa e Simão não tem como escondê-la por muito mais tempo e preparam uma fuga na madrugada. Eles fogem mas no raiar do sol aparece os dois na praia e logo atrás percebem que vem alguém em seus rastros e quando percebem é Francisco em busca de sua mulher.

Ao ver que não tem mais como fugir os dois homens se enfrentam e a cena acaba com um disparo. Na sequencia aparece a jovem gritando, dando a luz ao seu filho, fica o suspense de quem morreu e logo aparece a casa de Francisco e após o parto aparece carroças, burros e cavalos carregados com os índios escravos e todos se preparando para adentra mais no interior do Brasil, no caso ali no nordeste.

Desmundo retrata da realidade do Brasil nesta época colonial em que dá uma pincelada de como funcionavam as “leis” a moral, quem mandava mais e quem tinha que obedecer.

A igreja sempre com muita força, isso demonstrado quando o padre faz o casamento e também quando passa nos lugares para pegar índios escravos dos colonos para trabalhar e serem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com