TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dimensão Comercial Da Globalização

Trabalho Escolar: Dimensão Comercial Da Globalização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2014  •  367 Palavras (2 Páginas)  •  445 Visualizações

Página 1 de 2

A imediata adesão ao Neoliberalismo sem uma correta visão, estruturação da abertura de mercado , redução do papel do Estado e o estímulo à entrada de investimentos estrangeiros, resultou numa Globalização injusta. Na proporção em que gera muita polêmica ,a globalização deve ser repensada, principalmente para os países em desenvolvimento como os da América Latina, cuja pobreza continua alta mesmo com o aumento da renda média. Devemos pensar não só na dimensão comercial da globalização, mas também na social ,que diz respeito a empregos, saúde e educação ,aquilo que as pessoas experimentam na vida diária e no trabalho. Uma globalização justa é a chave de uma vida melhor e segura para todos em qualquer lugar.

Podemos dizer que a globalização é um processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as pessoas, os governos e as empresas trocam ideias, realizam transações financeiras e comercias e espalham aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta.

O conceito de Aldeia global se encaixa neste contexto, pois está relacionado com a criação de uma rede de conexões, que deixam as distâncias cada vez mais curtas, facilitando as relações culturais e econômicas de forma rápida e eficiente. O desenvolvimento humano, só comprova que a globalização esta concentrando renda: os países ricos ficam mais ricos e os pobres mais pobres. Há muitos motivos para isso. Alguns deles é a redução das tarifas de importação que beneficiou muito os produtos exportados pelos mais ricos. Os países mais ricos continuam a subsidiar seus produtos agrícolas, inviabilizando as exportações dos mais pobres.

Como dissemos, a globalização extrapola as relações comerciais e financeiras. As pessoas estão cada vez mais descobrindo na Internet uma maneira rápida e eficiente de entrar em contato com pessoas de outros países ou, até mesmo, de conhecer aspectos culturais e sociais de várias partes do planeta. Junto com a televisão, a rede mundial de computadores quebra barreiras e vai, cada vez mais, ligando as pessoas e espalhando as ideias, formando assim uma grande Aldeia Global. Saber ler, falar e entender a língua inglesa torna-se fundamental dentro deste contexto, pois é o idioma universal e o instrumento pelo qual as pessoas podem se comunicar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com