TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito

Monografias: Direito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2015  •  629 Palavras (3 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 3

Bom,de acordo com os estudos que desenvolvi nas ultimas semanas, foi possível obter um entendimento maior da diferença de lingua e linguagem.

Mostrando que a linguagem é um capacidade única e exclusiva do ser humano, pois este pode executar a comunicação de forma criativa, atravéz de gestos, danças, e da fala. Já os animais, não possuem linguagem, pois eles não são criativos, não pensam para se expressar, contudo o que eles possuem é ma forma limitada para se comunicar.Essa linguagem é obtida através da forma verbal (palavras utilizadas verbalmente comunicando pensamentos) e não verbal (utiliza-se outras formas para se comunicar, como gestos, figuras)

E a língua, é uma forma que permite a comunicação comum entre todos os membros de uma mesma sociedade, possui uma estrutura comum para todos, sendo que, é através da fala que o falante materializa seu conhecimento da língua, podendo saber através dela, qual a sua nacionalidade.

Em seguida, para que um texto tenha sentido, foi visto que é necessário levar em consideração os aspectos de coesão e coerência.

Onde, coesão é a maneira como as palavras estão conectadas, é a junção das palavras utilizando por exemplo: pronomes, advérbios, etc. E coerência é o que sentido que a mensagem produz. Sendo estes dois pontos (coesão e coerência), fundamental para o entendimento de um texto.

E devemos também, levar em consideração o hipertexto, que uma espécie de conexão diferente feita ao texto para o seu entendimento, podendo ser através de links, figuras, desenhos, entre outros.

Bom, há diversos tipos de coerência, sendo elas:

Semantica: que é estabelecida entre uma relação dos significados dos elementos do texto atravéz de uma relação possível, está ligado ao significado, ao sentido do texto.

EX:Educação, problema universal que por direito todo indivíduo deve ter acesso.

Sintática: é a adequação entre elementos que compõem a frase, ou seja, um elemento ligado a outro formando encadeamento para ter uma idéia completa.

EX: Nosso time ganhou o jogo pois tinha bons jogadores..

Estilística: é uma coerencia extremamente importante, pois é a linguagem adequada para cada tipo de situação.

EX: A regra é adequada, clara e objetiva: caso não esteja à vontade, retire-se.

Pragmática: Diz respeito ao uso de linguagem que fazemos, a sequência.

EX: a: Você viu o Paulo hoje?

b: Vi sim, ele foi até a varanda com a Alice.

Logo após que estudamos coerência, vimos os gêneros textuais e tipologia textual, onde o gênero pode ser encarado como formas que um texto assume para cumprir seus objetivos, sendo eles dos tipos:

Poesia: Linguagem com fins estéticos;

Notícia: Objetivo principal é a informação;

E-mail: Comunicação rápida;

Publicidade: Uso da linguagem para convencimento;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com