TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de ensino sobre a repressão e censura na ditadura militar

Por:   •  3/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  848 Palavras (4 Páginas)  •  438 Visualizações

Página 1 de 4

 INTRODUÇÃO:

    Esse projeto vem por em  destaque a ditadura militar Militar no Brasil,com recortes especificos sobre censura e a repressão vividas pela população naquela época ,buscando tambem exaltar toda falta de liberdade de expressão  existentes no periodo.

    A ditadura militar foi muito provalvemente ,o período mais obscuro da história do nosso pais. Instaurada no golpe de 1964,com a queda do então presidente eleito democraticamente Joaõ Goulart,pendurou por longos vinte e um anos, acabando somemte em 1985,quando José Sarney assumiu a presidência. Ao longo desses21 anos ,o povo sofreu muito nas maos  de um governo autoritarista, que extinguiu os direitos constitucionais,preseguiu ,torturou e matu opositores e instalou a censura  aos meios arete e comunicação. Com atos institucionais extremamentes violentos,os governantes institucionalizaram a repressão e a violencia contra civis.  

A ditadura Brasileira  é um tema muito recorrente no ensino e Historia ,fazendo parte do contéudo obrigatório a ser ensinado em sala de aula É essencial trabalharmos tal tema em sala de aula, mas tambem é preciso que busquemos novas formas de ver e aprender a história para que ela se torne mas presente em nosso cotidiano,afinal conhecendo o passsado podemos evitar  erros como tambem transformar  o presente e o futuro.

 A escolha do recorte especifico em censura aos meios de comunicaçaõ como todo todo o processo  da falta de liberdade de expressão acontece por ser um tema bastante atual ja que  cada vez mais mais buscamos ter voz  e sermos ouviodos na nossa sociedade; mostando através dele tambem  a importancia do ensino como uma relevante ferramenta para valorizacao da cidadania . Atravez de pesquisas de estudos a livros,  e de analises de recortes de jornais , charges e  fotografias  que seram apresentados atraves da apresentaçao de slides .

JUSTIFICATIVA:

    O  projeto de ensino sobre a Ditadura Militar com os recortes especificos sobre a repressão e a censura  aos meios de arte , comunicação como tambem à  liberdade de expressão ,foi justamente escolhido por ser um assunto de bastante interesse popular como tambem vem-nos acrescentar ainda mais  como seres humanos pensantes e capazes de transformarmos a nossa relaidade sem sermos privados de execermos nossa cidadania defendendo nosso direitos como cidadãos que mercemos respeito e dignidade . Além do mais trata- se de um tema que nunca deixou de ser atual, e não poderia ter escolhido melhor, pois justamente estamos em um momento em que nosso país  passa por tanta corrupção, e mudanças no cenário político com processo de impeachement da presidenta Dilma Russelff  assumindo assim, o então vice  Michel temer, motivo dos quais levou milhares de pessoas  as ruas revoltosas considerando assim tambem um golpe.  E como nao poderia deixar de falar podemos destacar o papel da impressa seja ela ,televisiva, impressa e agora virtual o que contribuia ainda mais nesse processo de conhecimento que  torna se ainda mais abransivo por tantas mídias vincularem as informações atualizadas e em tempo real sobre todos os fatos ocorridos no cenario poltico brasileiro,forma na qual a impressa brasileira não viveu em tempos da ditadura militar onde não podia opinar e tomar  parte dos acontecimentos e tambem não se tinha voz por termos que nos calar. O projeto revela  verdades escondidas pelo regime miliatr daquela época.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (81.7 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com