TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dossie De Historia

Monografias: Dossie De Historia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  2.411 Palavras (10 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 10

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

HISTÓRIA GERAL – 60h

O objetivo do dossiê é auxiliar o aluno na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo. Portanto, sugerimos que reflitam profundamente sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual). Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle, e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!

UNIDADE 1

PRÉ-HISTÓRIA / IDADE ANTIGA

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Discorra sobre a Pré-História destacando as principais características dos períodos Paleolítico, Neolítico e Idade dos Metais.

Paoleolitico foi um período muito difícil para a sobrevivência da vida humana a busca de alimento era muito perigosa devido os ataques de animais feroz nessa época os homem eram nômade vivia de caça pesca e coleta vivia em grupal os lugares que moravam chamava caverna usava pedra para fazer fogo para cozinhar e iluminar as cavernas onde se protegia dos animais perigosos eles produzia suas armas facas flechas e lanças usava pedra como matéria prima fazia vestimenta de pele de animais para enfrentar o frio com agulha feito de ossos.

Neolítico nesse período foi a evolução técnica se aceleraram mudando a organização da vida humana com o descobrimento da agricultura o homem abandonou a vida nômade e tornou sedentário tendo residência fixa domesticando animais com a criação de rebanhos de cabras carneiros bois cavalos já não dependia tanto da caça pesca coleta de frutos eles começaram a viver em grupos que surgiu as primeiras tribos e o homem começou a viver em sociedade juntos aprenderam usar rodas polir pedra e ossos de animais para produzir facas anzóis e machados alem disso inventou a cerâmica percebeu que cozinhando a terra conseguia fabricar vasos vasilhas para guardar água armazena alimento que colhia começou a tecer La de animais algumas fibras vegetais produzindo os primeiros tecidos nesse período desenvolveu o culto aos mortos que foi o primeiro monumento funerário.

Idade dos metais nesse período teve a descoberta do aprimoramento das técnicas de instrumentos de trabalho as técnicas agrícolas a fabricação de ferro que permitiu a produção de armas poderosas que usava na guerra pela conquista de outros grupos substituindo as feramentas feita de pedra e ossos por metal cobre e bronze nesse período foi o crescimento da população em algumas regiões as pequenas comunidades desenvolveram sobre grandes extensões de terra e outros grupos nas cidades.

n2. Os historiadores convencionais dividiram a história em períodos conhecidos como Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea. Escreva sobre a duração de cada um dos períodos e sobre suas principais características relacionadas à religião, à política e à sociedade.

Idade antiga ,foi o desenvolvimento da escrita,ate a desagregação do império Romano do Ocidente em 476.

Idade media foi a desagregação do Imperio Romano do Ocidente ate tomada de Constantinopla pelos turcos ate a Revoluçao Francesa em 1789.

Idade Contemporanea foi o período da Revoluçao, Francesa ate os dias atuais, paleolítico , ou idade da pedra lascada, de 4 milhoes a 8000 a c, que foi a primeira ferramenta de pedra uso do fogo , surgimento da linqua oral os rituais religiosos e das manifestações artísticas .

Neolitico ou idade da pedra polida de 8000 c a 5000 a c a caça e a coleta deixam de ser a principal fonte de subsistência.

Surgimento da agricultura e domesticação dos animais.

Idade dos metais de 5000 a c 4000 a c substituição dos instrumentos de pedra madeira osso por instrumento feito de metal.

3. Que contribuições os antigos egípcios deixaram para a humanidade nos campos da economia, política, ciência, cultura e religião?

A agricultura era realizada, nas margens do rio Nilo. Etambem praticava o comercio de mercadorias e artesanato os trabalhadores rurais fazia alguns tipo de trabalho em obras Publicas canais de irrigação piramedes templos, e diques destacam também a pecuária criação de porcos cabras e bois usava o papito para fablicar papel cordas cestos sandálias caça e pesca eram atividades econômicas , a exportação, de cereais vinho óleo vejetais , papiro e moveis, pedras preciosas marfim , perfumes,madeiras,

Eles acreditavam, na existência de vários deus , a religião influenciava, diversos fatores da sociedade , realização de oferendas, festa em homenagem, aos deuses, para ter proteção, na guerra, colheita, e outro momento da vida, .A ciência desenvolveram conhecimentos, na área da matemática, na costruçao de piramedes, templos na medicina, os procedimentos, de munificaçao, do corpo humano.

4. Quais eram as propostas e os objetivos dos atenienses e dos espartanos no campo da educação?

Seus objetivos era para tornar bons soldados, a criança ,ficava ate os 7 anos com a mãe, depois ficava nos cuidado do . Estado ate os 60 anos , dos 18 aos 30, dedicava ao exercito, as meninas eram semelhante, os meninos aprendia em casa ler escrever, exercício físico para tornarem mães de soldados.

Para os antenienses, não existia escola publica, so estudava , os meninos que os pais podia pagar a partir dos sete anos, acompanhado de um escravo chamado pedagogo, aos 18 anos,prestava serviço militar obrigado ,aos 20 anos tornava cidadão . as mulheres não tinha direito ao estudo. Era totalmente excluídas da vida política da cidade..

5. Disserte sobre as principais heranças deixadas pelos romanos à nossa cultura, ressaltando aspectos tipicamente romanos da época, como a república, o direito, o e

o e a sociedade dividida nas classes dos patrícios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com