TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

E Fim da Ditadura

Por:   •  7/4/2023  •  Relatório de pesquisa  •  467 Palavras (2 Páginas)  •  46 Visualizações

Página 1 de 2

                                FIM DA DITADURA

        A ditadura militar foi um regime de extrema direita que aconteceu no Brasil e durou 12 anos. O país ficou sob comando de sucessivos presidentes militares e eles que comandaram durantes esses anos. Durante a ditadura militar várias medidas inconstitucionais foram adotadas, tais como: a censura, eles aboliram o direito dos cidadãos de votar, a liberdade de expressão também foi proibida fazendo com que as pessoas não pudessem palpitar sobre o governo que estava no poder e eles também não podiam se opor ao regime, qualquer ideia que fosse contrária ao que o governo achava que era certo não podia ser dita nem expressada de nenhuma maneira. Caso isso ocorresse a pessoa ia presa na mesma hora e muitas vezes eles usavam objetos de tortura nas pessoas que tinham idéias contrárias.

        Durante a ditadura, alguns presidentes (líderes) foram eleitos para comandar o país: de 1964 até 1967 quem estava no poder era Humberto Castello Branco, um dos principais líderes do golpe. De 1967 até 1969 o presidente era o Marechal Costa e Silva, ele se candidatou com o intuito restabelecer a democracia mas isso não deu certo. De 1969 até 1974 o comando do país pertencia ao General Emílio Médici, foi durante o seu governo que a fase mais violenta da ditadura aconteceu. De 1974 até 1979 o presidente era o General Ernesto Geisel, ele também prometeu aos poucos a redemocratização mas isso não aconteceu por conta da crise. O nosso último líder importante foi o General João Baptista Figueiredo, as primeiras eleições diretas para governador do estado ocorreram em seu governo e ele inventou a reeleição, onde ficou eleito por mais alguns anos.

        Muitas pessoas morreram  durante esse período por conta dos métodos de tortura que os militares usavam nas pessoas que tinham ideias opostas ao governo. Jornais, revistas, canais de televisão, rádios e outros meios de comunicação foram proibidos de expor a maioria das informações sobre o que estava acontecendo naquele momento por conta da censura e da proibição da liberdade de expressão que o governo implantou.

        Este pesadelo chamado ditadura militar acabou em 1985 quando durante um ano todos foram às ruas pedindo “diretas já”, isso significa que eles queriam eleições diretas para os cidadãos escolherem o novo presidente da república. Com toda essa pressão, houve uma eleição indireta que elegeu Tancredo Neves. Por problemas sérios de saúde eles foi obrigado a desocupar o cargo e quem assumiu foi seu vice, José Sarney que governou o país por mais 5 anos. A primeira eleição pós ditadura elegeu Fernando Collor, ele foi responsável pela queda da inflação durante a seu governo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (44.9 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com