TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ECONOMIA ENGENHEIRA

Exames: ECONOMIA ENGENHEIRA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  645 Palavras (3 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 3

9.1 – ADAM SMITH:

A RIQUEZA DAS NAÇÕES DEFENDIA O LIBERALISMO

Adam Smith: o Pai do Liberalismo Econômico

Adam Smith foi um importante filósofo e economista escocês do século XVIII. Nasceu na cidade escocesa de Kirkcaldy, em 5 de junho de 1723, e faleceu em Edimburgo no dia 17 de julho de 1790.

Teoria

Em plena época do Iluminismo, Adam Smith tornou-se um dos principais teóricos do liberalismo econômico. Sua principal teoria baseava-se na ideia de que deveria haver total liberdade econômica para que a iniciativa privada pudesse se desenvolver, sem a intervenção do Estado. A livre concorrência entre os empresários regularia o mercado, provocando a queda de preços e as inovações tecnológicas necessárias para melhorar a qualidade dos produtos e aumentar o ritmo de produção.

As ideias de Adam Smith tiveram uma grande influência na burguesia europeia do século XVIII, pois atacavam a política econômica mercantilista promovida pelos reis absolutistas, além de contestar o regime de direitos feudais que ainda persistia em muitas regiões rurais da Europa.

A teoria de Adam Smith foi de fundamental importância para o desenvolvimento do capitalismo nos séculos XIX e XX.

A Riqueza das Nações

Sua principal obra foi A Riqueza das Nações escrita em 1776. Nesta obra Adam Smith buscou diferenciar a economia política da ciência política, a ética e a jurisprudência. Fez também duras críticas a política mercantilista e sua intervenção irrestrita na economia. Porém, a teoria principal defendida por Adam Smith nesta obra é a de que o desenvolvimento e o bem estar de uma nação advém do crescimento econômico e da divisão do trabalho. Esta última, garante a redução dos custos de produção e a queda dos preços das mercadorias. Defende também a livre concorrência econômica e a acumulação de capital como fonte para o desenvolvimento econômico.

Biografia (principais momentos da vida de Adam Smith)

- Com 16 anos de idade, foi estudar filosofia moral na Universidade de Glasgow.

- Em 1740, entrou na Universidade de Oxford.

- Em 1748, começou a lecionar em Edimburgo.

- Em 1750, conheceu David Hume, importante filósofo do período que se tornou seu grande amigo.

- Em 1751, tornou-se professor de Lógica e Filosofia Moral na Universidade de Glasgow.

- Em 1759, publicou sua obra Teoria dos Sentimentos Morais.

- Em 1763, Adam Smith deixou de ser professor para assumir o cargo de tutor do duque de Buccleuch.

- Entre 1764 e 1766, viajou pela França onde conheceu grandes intelectuais da época, entre eles d’Alembert, Turgot e Helvetius.

- Em 1776, publicou sua grande obra: A Riqueza das Nações.

- Em 1778, recebeu o cargo de comissários da alfândega da Escócia.

Obras principais:

- Teoria dos sentimentos morais (1759)

- A Riqueza das Nações (1776)

Frases de Adam Smith

- "A riqueza de uma nação se mede pela riqueza do povo e não pela riqueza dos príncipes."

- "Impostos que visem a prevenir, ou mesmo reduzir a importação, são evidentemente tão destrutivos das rendas alfandegárias quanto a liberdade de comércio."

- "No estágio adiantado da sociedade, portanto, são paupérrimas as pessoas que fazem comércio daquilo que os outros procuram como passatempo."

- "Nenhuma nação pode florescer e ser feliz enquanto grande parte de seus membros for formada de pobres e miseráveis."

- "Mas, mesmo que o trabalho seja a medida real do valor de troca de todas as mercadorias, não é por ele que seu valor é avaliado."

9.2 - DAVID RICARDO ( 1800):

TEORIA DAS VANTAGENS COMPETITIVAS- COMÉRCIO INTERNACIONAL

David Ricardo nasceu em Londres, em 18 ou 19 de abril de 1772. Terceiro filho de um judeu holandês que fez fortuna na bolsa de valores, entrou aos 14 anos para o negócio do pai, para o qual demonstrou grande aptidão. Aos 21 anos rompeu com a família, converteu-se ao protestantismo unitarista e se casou com uma quacre. Prosseguiu suas atividades na bolsa e em poucos anos ficou rico o bastante para se dedicar à literatura e à ciência, especialmente matemática, química e geologia.

A leitura das obras do compatriota Adam Smith, principal teórico da escola clássica com The Wealth of Nations (1776; A riqueza das nações), levou-o a interessar-se por

...

Baixar como  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »