TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTAGIO ENSINO FUNDAMENTA ANHANGUERA

Por:   •  23/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  6.615 Palavras (27 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 27

[pic 1]

[pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO         6

1        DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        7

2        ANÁLISE DA REALIDADE ESCOLAR        8

3

        RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS         11

4        ENTREVISTA COM PROFESSOR REGENTE        13

5        DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO        15

6        PROJETO PARA ESTUDO DA MEMÓRIA HISTÓRICA        21

7        RELATO DA APRESENTAÇÃO DO PROJETO DA MEMÓRIA HISTORICA AO PROFESSOR         25

8        DIÁRIOS DE REGENCIA         27

        CONSIDERAÇÕES FINAIS         29

REFERÊNCIAS         30

INTRODUÇÃO

Este relatório tem como objetivo relatar o processo de estágio supervisionado e realizado do curso de licenciatura em história.

Estágio escolar é uma exigência da Lei de diretrizes e Bases da Educação Nacional, e oferece assim a oportunidade ao profissional em formação associar teoria e prática docente.

A metodologia utilizada para cumprir as metas deste estágio constituiu primeiramente na observação da estrutura da escola, o que promoveu uma aproximação com a realidade escolar na qual foi realizado. Foi observada a comunidade estudantil durante várias visitas a escola, para em seguida com o conhecimento básico da estrutura física e da comunidade estudantil, iniciar as observações das aulas. Posteriormente, foram ministradas aulas numa turma de ensino fundamental regular. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo relatar a trajetória deste processo desde a observação até a regência de aula.

De acordo com estudos, os estágios curriculares devem ser desenvolvidos em três etapas: a primeira é a observação, em que o aluno é colocado em contato direto com as turmas e fica incumbido de observar a aula do professor destas, anotando num caderno próprio o desenrolar da aula; a segunda é a participação do aluno-estagiário, que fica invariavelmente dependendo da vontade do professor da classe, e traduz-se no cotidiano da sala de aula, mas na maioria das vezes, a participação simplesmente não existe, e a última é a regência das aulas, através da intervenção, quando o aluno elabora um plano de aula sobre determinado assunto, em seguida executa aquilo que foi planejado na classe onde está fazendo o estágio. Cabe ao professor supervisor assistir a aula, e mediante a um roteiro, fazer críticas ou elogios a regência das aulas.

O presente relatório faz, portanto referencia aos seguintes tópicos: as discussões realizadas em sala de aula sobre o estágio no ensino fundamental regular, onde foi desenvolvida toda uma base teórica a partir do debate de textos para a produção deste relatório; a observação da escola e do cotidiano escolar, bem como a relação entre professor e alunos; a regência que é o estágio propriamente dito, e por a experiência em sala de aula expondo o cotidiano como professor regente e a relação direta com os alunos da escola.


  1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

O estágio foi realizado na escola EEPSG Dr. Américo Marco Antonio, escola da rede pública estadual e que oferece ensino fundamental (anos finais) e ensino médio, no período entre 01 de Março e 30 de abril do ano de 2019.

A recepção foi muito boa, compreensiva e colaborativa, a acolhida foi satisfatória.

Foram observadas as formas de como o professor domina o grupo através de práticas pedagógicas (6°, 7º e 8° anos do Ensino Fundamental Regular), identificando as estratégias de ensino utilizadas, os recursos de multimídia, a relevância do livro didático, as tarefas, tipo de avaliações aplicadas, a receptividade dos alunos com relação ao tema, e a participação dos mesmos em sala.

O professor é comprometido com o ensino, em suas atividades sempre busca melhorias para a aplicação da disciplina de historia, a relação professor-aluno, entre outros, procura desenvolver atividades próximas a realidade dos mesmos.  As turmas eram formadas por adolescentes de 11 a 14 anos, cada qual com comportamentos próprios, hora atentos e interessados, hora dispersos e impertinentes.

A presença do estagiário em sala de aula não trouxe embaraços para a turma nem para o professor. Foi percebido que a principal preocupação dos professores para com os alunos é de se fazer entender, a compreensão acerca dos conteúdos apresentados. Em nenhum momento foi utilizado o método tradicional e automático e sim aconteceram aulas dinâmicas onde todos interagiam argumentando.

Segundo informações do  professor regente, as aulas são ministradas e  planejadas em conjunto com os demais professores da mesma área e analisadas pela coordenação pedagógica da escola, afirma que o planejamento funciona como um guia e que determina o sucesso da ação.

 Existe sempre o interesse em inserir  atividades com recursos tecnológicos para despertar a curiosidade, e manter  o interesse dos alunos, debates e conversas a fim de  envolve-los, situando-os sempre dentro do contesto do tema e de suas realidades.

Nota-se um detalhe bem importante: o professor repassa seu conhecimento no mesmo nível, ou seja, sempre observando o conhecimento anterior da turma e a partir daí seguindo, informação reforçada pelo educador, só avançando quando todos estão no mesmo nível.

De acordo com o artigo 35, parágrafo III da Lei nº 9394/96 de diretrizes e Bases da Educação Nacional - “O aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico”, ou seja, é necessária a aplicação de um ensino assertivo a fim de promover um cidadão com senso crítico para inserção deste no mundo futuro com possibilidades positivas a fim que possa dar andamento coerente a vida intelectual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.9 Kb)   pdf (411.8 Kb)   docx (169.9 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com