TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I ENSINO FUNDAMENTA

Por:   •  25/10/2022  •  Relatório de pesquisa  •  2.899 Palavras (12 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

[pic 2]

 ESCOLA ESTADUAL MARIA HELENA ALBANEZE

CURSO NORMAL MÉDIO

 

LUCIANA TRINDADE DA SILVA

        

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I

ENSINO FUNDAMENTAL

CORUMBÁ-MS

2022


LUCIANA TRINDADE DA SILVA[pic 3]

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I

ENSINO FUNDAMENTAL 1

     Relatório apresentado ao Curso Normal Médio, para demonstrar as atividades de Estágio Curricular Supervisionado I - Ensino Fundamental 1 - Escola Municipal CAIC Padre Ernesto Sassida ..

                        

CORUMBÁ-MS

2022


[pic 4]

SUMÁRIO

           

1        INTRODUÇÃO        —-------------------------------------------------------- 4

2        DESENVOLVIMENTO —------------------------------------------- 6        

3        CONSIDERAÇÕES FINAIS —------------------------------------ 10        

4        REFERÊNCIAS —--------------------------------------------------- 11        

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo trazer um relato de experiências obtidas no estágio feito no ano de 2022, entre os meses de setembro a outubro. Com intuito de trazer uma reflexão do que foi aprendido e vivenciado neste período. A experiência se formalizou na Escola Municipal CAIC Padre Ernesto Sassida.

        O primeiro ciclo do ​Ensino Fundamental ​chama-se ​Anos Iniciais​, ou ​fundamental 1​. Essa etapa possui cinco anos letivos, do 1° ao 5° ano. Nesse período, a faixa etária adequada dos estudantes é de seis a dez anos. O ciclo dos ​Anos Iniciais​ traz mudanças na rotina escolar do aluno. Nessa etapa, ele desenvolve habilidades e competências que serão aprimoradas ao longo da vida escolar​. Em relação aos conteúdos, a criança aprende o domínio da língua falada e escrita, os princípios matemáticos, a noção de espaço e tempo, os princípios científicos, além de ter um convívio com a arte e a estética. Além disso, é nessa etapa que ocorre a alfabetização dos alunos.

        A BNCC do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, ao valorizar as situações lúdicas de aprendizagem, aponta para a necessária articulação com as experiências vivenciadas na Educação Infantil. Tal articulação precisa prever tanto a progressiva sistematização dessas experiências quanto o desenvolvimento, pelos alunos, de novas formas de relação com o mundo, novas possibilidades de ler e formular hipóteses sobre os fenômenos, de testá-las, de refutá-las, de elaborar conclusões, em uma atitude ativa na construção de conhecimentos. Nesse período da vida, as crianças estão vivendo mudanças importantes em seu processo de desenvolvimento que repercutem em suas relações consigo mesmas, com os outros e com o mundo." (BNCC, 2018, p. 58)

        Torna-se fundamental que os professores tenham consciência quanto à singularidade desta etapa escolar e, especialmente, de que não se trata da transferência de conteúdo. O que se busca é um novo planejamento e organização, tendo em vista o perfil dos alunos que ingressarão neste novo contexto educacional, seja quanto aos processos de desenvolvimento que se desencadeiam a partir de suas características etárias, assim como com relação às particularidades sociais, psicológicas, culturais e cognitivas de cada aluno.

Considerando a importância da busca por qualidade do processo ensino-aprendizagem e diante das transformações trazidas com a ampliação do Ensino Fundamental, Arroyo considera:

Só tem sentido incorporar uma criança no ensino fundamental se você estiver preocupado com a totalidade de seu desenvolvimento. Não é para diminuir a repetência e aumentar a escolarização pura e simplesmente. É por respeito ao tempo da infância. Está faltando a pedagogia dar importância aos tempos de vida e não se preocupar apenas com os conteúdos (ARROYO, 2005, p.36).

 

        Na metodologia foram realizadas atividades, que incluíram observações e interação dos estagiários com os alunos. Contudo, foi de grande valia perceber que a maioria dos estudos teóricos (didática) aprendidos em sala de aula, antes de estagiar, somaram na compreensão de como ministrar uma aula.

A regência, nos faz compreender que mesmo que haja estudos apropriados para se trabalhar dentro de sala de aula, na prática é algo totalmente diferente e novo. Portanto, cabe a nós professores e futuros professores sempre fazer com que a educação se torne cada vez melhor.

APRESENTAÇÃO DA ESCOLA 

        A Escola Municipal CAIC Padre Ernesto Sassida e CEMEI Catarina Anastácio da Cruz foi fundada em 15 de novembro de 1996 e iniciou as atividades em 1997. A escola possui em suas dependências a sala de Atendimento Educacional Especializado - AEE, o Núcleo de Educação Inclusiva - CMADJI. O CAIC e o CEMEI têm como patronos o Padre Ernesto Sassida e a parteira Catarina Anastácio da Cruz, sua filosofia é “educar com amor crianças e adolescentes” dos bairros Dom Bosco, Cervejaria, Aeroporto e Fronteira Brasil/Bolívia. A miscigenação permite um trabalho fecundo, permeado de afeto, compromisso e respeito às diversidades étnicas, culturais e de acessibilidade, dando maior naturalidade ao trabalho de inclusão realizado. E dentro dessa perspectiva valoriza-se as diferenças, oferecendo atividades e fomentando ações que primam novos saberes, sem esquecer as singularidades dos educandos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)   pdf (139 Kb)   docx (58.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com